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dc.contributor.advisorTinoco, Robson Coelho-
dc.contributor.authorSousa, Ana Luiza Nogueira-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Luiza Nogueira. Viver o outro sem esquecer-se a si mesmo: a empatia e o ensino da literatura. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO estudo pretende apresentar a visão de Edith Stein, enquanto fenomenóloga, a respeito da empatia, observando uma relação entre a literatura e o ato empático com o objetivo de proporcionar uma nova perspectiva aos educadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem exploratória, construída principalmente em levantamento bibliográfico e análise. Foram investigadas a tese doutoral de Edith Stein sobre a empatia e seus escritos autobiográficos, bem como os trabalhos de pesquisadores que se dedicaram a compreender o conceito de empatia e suas implicações para uma ideia sobre a constituição humana presente no pensamento de Stein – Barea (2015), Parise (2018) e Rocha (2021). Para a relação empatia/literatura, foram selecionados autores que apresentassem uma visão sobre a literatura, em um contexto de pensá-la para a educação e o ensino – Cosson (2009, 2020) –, para observar a semelhança entre a percepção de um “papel” ou “função” e a literatura. Também se recorreu a trabalhos que, mesmo a partir de outras definições de empatia, estabelecessem uma relação entre a literatura e ela – Hemkemeier (2020), Lewis (2020). Considerou-se, ao fim, que os fortes indícios de que há de fato uma relação entre a leitura literária e o desenvolvimento da empatia justificam o incentivo para que esse aspecto seja levado em conta na educação, considerando todas as consequências do ato empático na vida do ser humano.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDocênciapt_BR
dc.subject.keywordEmoçõespt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.titleViver o outro sem esquecer-se a si mesmo : a empatia e o ensino da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-22T11:18:23Z-
dc.date.available2024-03-22T11:18:23Z-
dc.date.submitted2023-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38020-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1The study intends to present Edith Stein's vision about empathy, observing the possible relation between literature and the empathic act in order to provide a new perspective to educators. This is a qualitative research, with an exploratory approach, built mainly on bibliographical survey and analysis. Edith Stein's doctoral thesis on empathy and her autobiographical writings were investigated, as well as the works of researchers who had dedicated themselves to understanding the concept of empathy and its implications for an idea of human constitution by Stein – Barea (2015), Parise (2018) and Rocha (2021). About the relation between empathy and literature relation, there were selected authors who presented a vision of literature in a context related with education and teaching – Cosson (2009, 2020) –, to observe the similarity between the perception of a “ role” or “function” of empathy and literature. Works were also used that, even based on other definitions of empathy, established a relationship between literature and it – Heimkemeier (2020), Lewis (2020). Finally, it was considered that there are strong indications that a possible relation between literary reading and the development of empathy justify the incentive for educators to consider this aspect, considering all the consequences of the empathetic act in the life of human being.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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