Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38017
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IsabelaFlorDaCunha_tcc.pdf172,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento(s) no Brasil : letramento literário e o Programa Nacional Biblioteca da Escola
Autor(es): Cunha, Isabela Flor da
Orientador(es): Tinoco, Robson Coelho
Assunto: Letramento
Programa Nacional Biblioteca da Escola
Leitura - educação
Data de apresentação: 26-Out-2022
Data de publicação: 22-Mar-2024
Referência: CUNHA, Isabela Flor da. Letramento(s) no Brasil: letramento literário e o Programa Nacional Biblioteca da Escola. 2022. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A literatura pode ser entendida como bem incompreensível da humanidade e um direito fundamental do ser humano (cf. CANDIDO, 2006 [1995]). Na infância e adolescência, a literatura tem papel fundamental na formação do indivíduo e grande participação nos processos de escolarização em contexto formal. O Estatuto da Criança e do Adolescente (lei n° 8.069) garante à criança e ao adolescente direito ao lazer, educação, cidadania, saúde e cultura. As práticas de letramento(s) são fundamentais para que sujeitos na infância e na juventude se posicionem e se relacionem na sociedade como sujeitos de direitos. Sendo assim, este trabalho busca compreender melhor as práticas de letramento presentes em contexto escolar e analisar o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) por meio de uma revisão bibliográfica.
Abstract: literature can be understood as an incomprehensible patrimony of humanity and a fundamental human right (cf. CANDIDO, 2006 [1995]). In childhood and adolescence, literature plays a fundamental role in the individual formation and it has a basic role in the teaching and learning process in formal education. The Estatuto da Criança e do Adolescente (law n° 8069) ensures to children and adolescents the right to leisure, education, citizenship, health and culture. Literacy practices are fundamental for children and adolescents to position themselves as a subject of rights in society. By means of a bibliographic review, this work aims to understand literacy practices in formal school context and analyze the Programa Nacional Biblioteca da Escola.
Informações de Acesso e Conteúdo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.