Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38004
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LeticiaDosSantosSousa_tcc.pdf215,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Para além das linhas : um ensaio sobre a educação tradicional e as novas perspectivas nas práticas de produção de textos e literatura em ambientes educacionais
Autor(es): Sousa, Letícia dos Santos
Orientador(es): Dias, Juliana de Freitas
Assunto: Leitura e escrita
Redação - estudo e ensino
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 21-Mar-2024
Referência: SOUSA, Letícia dos Santos. Para além das linhas: um ensaio sobre a educação tradicional e as novas perspectivas nas práticas de produção de textos e literatura em ambientes educacionais. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Como falar sobre produção de texto ou aulas de leitura e escrita e não pensar em uma escola com salas cheias de cadeiras e mesas enfileiradas, apertadinhas, com um/a professor/a que não parece ter muita felicidade em estar ali e com alunos/as que também não demonstram tanto interesse em ir para mais uma aula, onde sabem que devem seguir um padrão, ficarem calados e colocarem (ou tentar) a criatividade para jogo, transformando pensamentos em palavras, tentando usar o 'porquê' correto e encaixar a vírgula na tal pausa de respiração que não faz muito sentido, além de questionar o universo do motivo de ter que escrever um mínimo de 15 linhas? Isto nos diz muito sobre a prática e a qualidade do ensino do português e sua literatura e escrita nas escolas e nos leva a algumas reflexões: por que isso acontece? Por que o ato da escrita é tão desinteressante para esses alunos? Como motivar os estudantes? Como trabalhar a leitura e a produção textual de forma agradável e proveitosa? Foi em uma disciplina sobre práticas do ensino de redação, já nos semestres finais da graduação, em que uma professora nos mostrou as possibilidades de se ensinar a produzir textos de maneiras lúdicas e diversas, que decidi que meu trabalho final de curso seria sobre essa temática: como posso responder a essas perguntas e quebrar o ciclo de desinteresse na língua portuguesa e sua literatura e escrita, trabalhando práticas pedagógicas diferentes do tradicional nas minhas aulas?
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.