Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38000
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaBeatriceNeubauerMoura_tcc.pdf160,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Interpretações sobre linguagem e ensino : uma análise da obra Linguística e Ensino de Línguas, de Lúcia Lobato
Autor(es): Moura, Ana Beatrice Neubauer de
Orientador(es): Medeiros Junior, Paulo
Assunto: Ensino de línguas
Linguística
Lobato, Lucia Maria Pinheiro, 1942- 2005
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 21-Mar-2024
Referência: MOURA, Ana Beatrice Neubauer de. Interpretações sobre linguagem e ensino: uma análise da obra Linguística e Ensino de Línguas, de Lúcia Lobato. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Linguística e Ensino de Línguas (2015) é o segundo volume da coleção Lucia Lobato, da Editora UnB. Com o intuito de reunir parte da produção intelectual e acadêmica revolucionária da pesquisadora e mestra Lúcia Maria Pinheiro Lobato, o Volume 2 reúne três capítulos provenientes de palestras ministradas pela professora entre os anos 70 e 2000, contemplando a temática da linguística formal como subsídio ao ensino de línguas (em especial, o português) e da criatividade inerente às línguas, aspecto relevante à otimização da aprendizagem. Sob a perspectiva inatista da gramática, Lobato ressalta em seus textos a importância do rigor e da técnica na produção científica e uma aproximação mais efetiva desses estudos ao campo da educação, a fim de gerar inovação e efetivação na abordagem dos processos gramaticais em sala de aula. Com a curadoria e organização das docentes e pesquisadoras Eloisa Pilati, Rozana Naves, Helena Guerra Vicente e Heloísa Lima-Salles, o conteúdo da obra é resguardado em sua integridade, sendo apresentado a partir do prefácio elaborado pela professora Maria José Foltran, destinando a leitura a pesquisadores e professores de língua em seus mais variados estágios de atuação. As 53 páginas do livro são divididas entre apresentação, prefácio e a capitulação das três palestras, destinando-se sobretudo aos profissionais docentes de língua portuguesa e objetivando, além da publicação de conteúdo relevante à formação docente, homenagear o legado intelectual da professora Lobato, falecida em 2005.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teorias Literária e Literaturas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.