Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37977
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AyllaBethaniaFernandesCruz_tcc.pdf568,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Augusto Pérez e Unamuno : nieblas de uma existência
Autor(es): Cruz, Aylla Bethania Fernandes
Orientador(es): Carvalho, Erivelto da Rocha
Assunto: Literatura espanhola
Miguel de Unamuno, 1864 - 1936
Romance (Literatura)
Data de apresentação: 21-Dez-2023
Data de publicação: 20-Mar-2024
Referência: CRUZ, Aylla Bethania Fernandes. Augusto Pérez e Unamuno: nieblas de uma existência. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa apresenta estudo sobre o escritor espanhol Miguel de Unamuno (1864-1936) e a sua relação com o personagem Augusto Pérez na obra novelesca Niebla (1914), a partir de questionamento de como a filosofia de Unamuno é aproveitada na construção da existência de Augusto Pérez, personagem que é protagonista da obra em questão. A base teórica é formada pelos estudos da intertextualidade de Gerard Genette e da estética da recepção de Hans Robert Jauss. Na pesquisa, são analisados aspectos da nivola unamuniana e levados em consideração textos críticos sobre a escrita do autor da Geração de 98, pensados por críticos literários de diferentes matizes. A partir da discussão lançada por Pedro Cerezo Galán, busca-se ressaltar o pensamento metafísico de Pérez como criação de Unamuno e espelho de um eu do escritor basco, ademais de sugerir que o autor-personagem, Miguel de Unamuno, dialoga diretamente com Augusto Pérez, personagem que figuraria na novela como um contra-mismo do autor.
Abstract: This research presents a study on the Spanish writer Miguel de Unamuno and his relationship with the character Augusto Pérez in the novel Niebla (1914), focusing on the following question: how Unamuno's philosophy is intensely applied in the construction of the existence of Augusto Pérez, a central figure in the work in question. The theoretical background is based on Gerard Genette's studies on intertextuality and Hans Robert Jauss's reception aesthetics. The research analyzes aspects of Unamuno's nivola and takes into account critical texts on the writing of the author from the Generation of '98, as conceived by literary critics of different perspectives. Based on the discussion initiated by Pedro Cerezo Galán, the aim is to highlight Pérez's metaphysical thinking as a creation of Unamuno and a mirror reflecting a facet of the Basque writer himself. Furthermore, it suggests that the author-character, Miguel de Unamuno, engages directly with Augusto Pérez, a character who would appear in the novel as a contra-mismo to Unamuno.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Espanhol



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.