Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37962
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DiegoGabrielMoreira_tcc.pdf3,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção ou predação : o aparato do agronegócio mato-grossense e suas consequências pela perspectiva yawalapíti
Autor(es): Moreira, Diego Gabriel Leandro
Orientador(es): Baines, Stephen Grant
Coorientador(es): Almeida, João Carlos A. S.
Assunto: Terra indígena
Agronegócios
Terras - divisão e demarcação
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 19-Mar-2024
Referência: MOREIRA, Diego Gabriel Leandro. Produção ou predação: o aparato do agronegócio mato-grossense e suas consequências pela perspectiva yawalapíti. 2023. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este é um trabalho sobre os impactos do avanço das fronteiras agrícolas sobre a Terra Indígena do Xingu (TIX), situado em Mato Grosso. Trago a perspectiva do povo Yawalapíti como a referência local, estes que são 1 dos 16 povos que vivem na TIX e que apesar de terem a terra demarcada e homologada estão em situação de forte pressão pelas atividades predatórias que acercam seus limites. O entorno do território é marcado por grandes latifúndios de monocultura – principalmente soja, milho e algodão – e em menor escala a criação de gado para corte. Esta região de fazendas vizinhas a terra indígena (TI) é local das cabeceiras dos três principais rios formadores do Rio Xingu – Rios Kurisevo, Kuluene e Ronuro – estes que ficaram fora da demarcação da TI por processos políticos e de interesse do Estado de Mato Grosso. A centralidade dos impactos se dá nesta distribuição geográfica, considerando que é costumaz o uso de agrotóxicos nas grandes lavouras, fazendo com que as três cabeceiras dos rios formadores sejam contaminadas e consequentemente violam os direitos dos povos indígenas que necessitam deste rio para seu estilo de vida. Dado breve cenário, a finalidade desta obra é compreender o cenário ecológico e ambiental, considerando a perspectiva yawalapíti e sua articulação para proteção do território e preservação da cultura alto-xinguana.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.