Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37944
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FabianaJanuarioDeAraujo_tcc.pdf6,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O comunicólogo negro : um estudo sobre o percurso e as expectativas da formação em Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília
Autor(es): Araújo, Fabiana Januário de
Orientador(es): Abrão, Maria Amélia Paiva
Assunto: Desigualdade racial
Estudantes universitários
Negros - educação
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 15-Mar-2024
Referência: ARAÚJO, Fabiana Januário de. O comunicólogo negro: um estudo sobre o percurso e as expectativas da formação em Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília. 2023. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo busca identificar de que maneira a formação em Comunicação impacta a vida de um jovem negro, do seu entorno e da sociedade como um todo. Bem como, compreender as experiências do percurso formativo dos estudantes negros da Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília para, então, refletir quanto à verdadeira prática da inclusão, educação e cidadania. Para isso, a análise foi feita a partir de entrevistas em profundidade de roteiro estruturado com jovens negros em diferentes períodos da graduação, além de análises de dados sobre o quadro discente do curso desde 2010 até os dias atuais. Em uma área com tamanha influência de mudança social e racial é ainda mais importante ter profissionais diversos, entretanto por meio da pesquisa foi possível concluir que o curso em questão traz uma série de desafios que perpassam o ingresso até a pós-formação da população negra.
Abstract: This study seeks to identify how training in Communication impacts the life of a young black man, his surroundings and society as a whole. As well as, understanding the experiences of the training path of black students in Organizational Communication at the University of Brasília to then reflect on the true practice of inclusion, education and citizenship. For this, an analysis was carried out based on in-depth structured interviews with young black people in different periods of graduation, in addition to data analysis on the course's student population from 2010 to the present day. In an area with such influence of social and racial change it is even more important to have diverse professionals, however through research it was possible to conclude that the course in question brings a series of challenges that permeate the entry to post-graduate training of the black population.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.