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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira-
dc.contributor.authorReis, Eline Isabelle Oliveira-
dc.identifier.citationREIS, Eline Isabelle Oliveira. A atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantil. 2023. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como foco temático a inserção de Terapeutas Ocupacionais nos serviços de saúde mental infantil. Com objetivo de identificar os cenários, as abordagens desenvolvidas e os recursos terapêuticos utilizados pelos profissionais. Trata-se de um estudo qualitativo, de revisão narrativa da literatura, de materiais coletados nas bases de dados. Foram selecionados 10 artigos e 3 teses, onde identificou-se similaridades, distinções e especificidades sobre a atuação da terapia ocupacional no campo da saúde mental de crianças. Os resultados obtidos evidenciaram que a Terapia Ocupacional se insere em diversos dispositivos de saúde e educação com enfoque na promoção, proteção e cuidado da saúde mental infantil. Sendo os modelos psicodinâmico e lúdico mais utilizados nas abordagens de intervenção, e o brincar com maior predominância na utilização como recurso terapêutico. Nota-se que a atuação de Terapeutas Ocupacionais tem contribuído diretamente no campo da saúde mental infantil, porém torna-se necessário mais estudos que possibilitem evidenciar as práticas destes profissionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - saúde mentalpt_BR
dc.subject.keywordPsiquiatriapt_BR
dc.subject.keywordServiços de saúde infantilpt_BR
dc.titleA atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-09T21:39:30Z-
dc.date.available2024-03-09T21:39:30Z-
dc.date.submitted2023-02-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37914-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The study focuses on the inclusion of Occupational Therapists in child mental health services. In order to identify the scenarios, the approaches developed and the therapeutic resources used by the professionals. This is a qualitative study, a narrative review of the literature, of materials collected in the databases. Ten articles and three theses were selected, which identified similarities, distinctions and specificities about the performance of occupational therapy in the field of children's mental health. The results showed that Occupational Therapy is part of several health and education devices with a focus on the promotion, protection and care of children's mental health. Being the psychodynamic and ludic models more used in the intervention approaches, and playing with greater predominance in the use as a therapeutic resource. It is noted that the work of Occupational Therapists has directly contributed to the field of child mental health, but further studies are needed to highlight the practices of these professionals.pt_BR
dc.description.abstract2El estudio se centra en la inclusión de Terapeutas Ocupacionales en los servicios de salud mental infantil. Con el fin de identificar los escenarios, los abordajes desarrollados y los recursos terapéuticos utilizados por los profesionales. Este es un estudio cualitativo, una revisión narrativa de la literatura, de los materiales recogidos en las bases de datos. Se seleccionaron diez artículos y tres tesis, que identificaron semejanzas, distinciones y especificidades sobre la actuación de la terapia ocupacional en el campo de la salud mental infantil. Los resultados mostraron que la Terapia Ocupacional forma parte de varios dispositivos de salud y educación con foco en la promoción, protección y cuidado de la salud mental de los niños. Siendo los modelos psicodinámicos y lúdicos más utilizados en los planteamientos de intervención, y jugando con mayor predominio en el uso como recurso terapéutico. Se observa que el trabajo de los Terapeutas Ocupacionales ha contribuido directamente en el campo de la salud mental infantil, pero se necesitan más estudios para resaltar las prácticas de estos profesionales.pt_BR
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