Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37896
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BiancaMazzaroDeOliveira_tcc.pdf5,1 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMariano, Ari Melo-
dc.contributor.authorOliveira, Bianca Mazzaro de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bianca Mazzaro de. Práticas de gestão de organizações que possibilitam maior desempenho no desenvolvimento de produtos a partir da análise fatores críticos mais relevantes no cenário brasileiro: um estudo via PLS-SEM. 2022. 109 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022.pt_BR
dc.description.abstractDiante de um cenário de mercado cada vez mais incerto, organizações enfrentam o desafio de permanecer relevantes para seus clientes e garantir o sucesso à curto, médio e longo prazo. O objetivo geral da pesquisa foi apresentar práticas de gestão de organizações que possibilitem maior desempenho no desenvolvimento de produtos a partir dos resultados das variáveis mais influentes do modelo conceitual. Para alcançar o objetivo geral foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória explicativa com a abordagem quantitativa via equações estruturais (PLS-SEM) utilizando o programa SmartPLS. Os resultados encontrados, que foram obtidos via aplicação de questionário que teve 128 respondentes, revelaram que os “fatores críticos estratégicos” e os “fatores críticos humanos” foram explicados, respectivamente em 71,910% e 74,996% e os indicadores mais importantes, obtidos por meio do mapa de importância-desempenho (IPMA), foram “familiaridade dos membros do time com o domínio da solução em desenvolvimento”, “análise da discrepância entre a percepção de valor do cliente e da equipe de desenvolvimento do produto”, “compreensão do mercado”, “avaliação da vantagem competitiva”, “receptividade da cultura interna a mudanças”, “desenvolvimento da competência de ambidestria organizacional”, “gestão de competências atuais e futuramente necessárias do time” e “definição de objetivos e métricas específicas do produto”. Ao encontrar as principais variáveis, foi feito o levantamento de melhores práticas de gestão empresarial voltadas para o desenvolvimento da competência de desenvolvimento de produtos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEquações estruturaispt_BR
dc.subject.keywordProcesso de Desenvolvimento de Produtospt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.titlePráticas de gestão de organizações que possibilitam maior desempenho no desenvolvimento de produtos a partir da análise fatores críticos mais relevantes no cenário brasileiro : um estudo via PLS-SEMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-09T18:59:00Z-
dc.date.available2024-03-09T18:59:00Z-
dc.date.submitted2022-09-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37896-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Faced with an increasingly uncertain market scenario, organizations face the challenge of staying relevant to their customers and ensuring success in the short, medium and long term. The general objective of the research was to present management practices of organizations that enable greater performance in the development of products from the results of the most influential variables of the conceptual model. In order to reach the general objective, an explanatory exploratory research was carried out with a quantitative approach via structural equations (PLS-SEM) using the Smart PLS program. The results found, which were obtained through the application of a questionnaire that had 128 respondents, revealed that the "critical strategic factors" and "critical human factors" were explained, respectively, in 71.910% and 74.996% and the most important indicators , obtained through of the importance-performance map (IPMA), were "familiarity of the team members with the domain of the solution under development”, “analysis of the discrepancy between the perception of value of the customer and the product development team”, “market comprehension”, “assessment of competitive advantage”, “receptiveness of the internal culture to changes”, “development of organizational ambidexterity competence”, “management of current and future competences needed by the development team” and “definition of specific objectives and metrics for the product”. Upon finding the main variables, a survey of best business management practices focused on the improvement of product development competence was carried out.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.