Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37893
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoaoPedroCamposFaria_tcc.pdf3,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Distribuição de vacinas para combate à Covid-19 na rede de saúde pública do Distrito Federal : um modelo de otimização
Autor(es): Faria, João Pedro Campos
Orientador(es): Granemann, Sérgio Ronaldo
Assunto: Unidade Básica de Saúde
Pesquisa operacional
Logística
Vacinas
Data de apresentação: 28-Set-2022
Data de publicação: 9-Mar-2024
Referência: FARIA, João Pedro Campos. Distribuição de vacinas para combate à Covid-19 na rede de saúde pública do Distrito Federal: um modelo de otimização. 2022. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pandemia de Covid-19, iniciada em 2020, gerou uma grande urgência pelos imunizantes contra essa doença, e fez com que o Sistema Único de Saúde ganhasse ainda mais relevância pela sua atuação na saúde pública. Nesse cenário, a logística se torna um fator decisivo para que os insumos possam ser transportados com eficiência, e atendam as necessidades da população. No contexto do Distrito Federal, a rede conta com as Unidades Básicas de Saúde, localizadas em pontos estratégicos, funcionando como linha de frente no combate à doença. Esse trabalho tem o intuito de analisar a cadeia de distribuição de vacinas na rede em questão, com foco na diminuição dos custos de operação. Para isso, utiliza-se o modelo de localização de facilidades das p-medianas. Por fim, o estudo compara diferentes cenários possíveis para os núcleos responsáveis pelas entregas dos imunizantes, indicando um cenário otimizado sob o ponto de vista dos gastos públicos.
Abstract: The Covid-19 pandemic, which started in 2020, generated great urgency for immuniza tions against this disease, and made the Unified Health System even more relevant for its performance in public health. In this scenario, logistics becomes a decisive factor so that inputs can be transported efficiently, and meet the needs of the population. In the context of the Federal District, the network has the Basic Health Units, located at strate gic points, functioning as a front line in the fight against the disease. This work aims to analyze the vaccine distribution chain in the network in question, with a focus on reduc ing operating costs. For this, the p-median facility location model is used. Finally, the study compares different possible scenarios for the centers responsible for delivering im munizations, indicating an optimized scenario from the point of view of public spending
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.