Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37863
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RenanLisboaDeJesus_tcc.pdf15,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desconectados : projeto de filme de curta metragem de animação sobre dificuldades de relacionamentos na era digital
Autor(es): Jesus, Renan Lisboa de
Orientador(es): Viana, Mauro Giuntini
Assunto: Animação (Cinematografia)
Curta-metragem
Jovens
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 7-Mar-2024
Referência: JESUS, Renan Lisboa de. Desconectados: projeto de filme de curta metragem de animação sobre dificuldades de relacionamentos na era digital. 2023. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Desconectados é uma pesquisa aplicada em Comunicação Audiovisual que desenvolve um projeto de realização de filme de curta-metragem de animação que objetiva satirizar o uso excessivo das mídias digitais pelo público adolescente. As técnicas de animação utilizadas mesclam a animação tradicional em 2D com a de rotoscopia, que consiste em criar sequências animadas a partir de vídeo de referência, quadro a quadro. O memorial do projeto apresenta a evolução de seu processo criativo passando pelas fases de pré-produção, produção e pós-produção. O filme conta a história de Samuel, um garoto que se afasta do convívio com todas as pessoas em sua volta, especialmente de Mariana, que nutre uma paixão por ele, mas não é correspondida por este viver o tempo todo no mundo virtual sem se dar conta do seu próprio isolamento.
Abstract: Desconectados is an applied research in Audiovisual Communication that develops a project to make a short animated film that aims to satirize the excessive use of digital media by teenage audiences. The animation techniques used mix traditional 2D animation with rotoscoping, which consists of creating animated sequences in a reference video, frame by frame. The project memorial presents the evolution of its creative process through the pre-production, production and post-production phases. The film tells the story of Samuel, who moves away from everyone around him, especially Mariana, who has a passion for him but is not reciprocated because he lives all the time in the virtual world without realizing his own isolation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.