Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37828
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IsadoraOliveiraBrito_tcc.pdf1,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise sobre a preferência por marmitas e a recusa ao Restaurante Universitário na Universidade de Brasília, sob a ótica da segurança alimentar e nutricional
Autor(es): Brito, Isadora Oliveira
Orientador(es): Gomes Júnior, Newton Narciso
Assunto: Segurança alimentar e nutricional
Alimentação coletiva
Restaurante Universitário - Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 31-Mar-2023
Data de publicação: 4-Mar-2024
Referência: BRITO, Isadora Oliveira. Uma análise sobre a preferência por marmitas e a recusa ao Restaurante Universitário na Universidade de Brasília, sob a ótica da segurança alimentar e nutricional. 2023. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho se dispõe a analisar as razões pelas quais os estudantes da Universidade de Brasília têm preferência pelo consumo das marmitas vendidas no comércio informal, dentro da universidade, em detrimento à alimentação fornecida pelo Restaurante Universitário. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com 17 estudantes de graduação, de cursos diversos, conduzida durante janeiro e fevereiro de 2023, no formato de questionário e feita uma análise das respostas obtidas à luz da Segurança Alimentar e Nutricional, pensando também as categorias comida, tempo, praticidade, gosto, nutrição, variabilidade, familiaridade e a sensação provocada nos estudantes quanto às duas formas de alimentação, de maneira comparativa. Como resultado, percebeu-se que o Restaurante Universitário apesar de garantir o acesso à comida segura e saudável, falha quanto a agilidade no sistema de vendas, que a centralização da alimentação em um edifício obstaculiza o acesso e que o processo de terceirização têm obstruído melhorias quanto à qualidade do serviço prestado, via predominância do desejo de obtenção de lucro por parte de empresas privadas. Em contrapartida, as marmitas sujeitam os estudantes à Insegurança Alimentar e Nutricional, enquanto se consolidam como comércio na universidade, porém têm se tornado mais convidativas para os estudantes pelos cardápios diferenciados e pela redução do tempo gasto para uma refeição. Ao compreender que a alimentação na universidade faz parte de uma política de permanência no ensino superior, são descritas neste trabalho, as possibilidades de reorganização da estrutura de fornecimento alimentar na universidade, propostas de atualizações e melhorias, a partir de diálogos com avanços evocados por novas Leis e os embates que a questão revela, como a compressão do espaço-tempo causada pela sobrecarga de demandas imputadas pela lógica capitalista na vida dos estudantes e como esse processo tem empobrecido a relação com a comida. É reiterada a necessidade de garantia de uma alimentação acessível, de qualidade, em quantidade suficiente, sem a perda de outros direitos sociais, em conjunto com a promoção de educação para alimentação e sustentabilidade da produção ao consumo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.