Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37725
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BrunaStherCostaDamasceno_tcc.pdf5,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da educação ambiental de jovens em um mundo digital : uma narrativa contada por futuros gestores ambientais diante dos impactos deixados pela covid-19
Autor(es): Damasceno, Bruna Sther da Costa
Orientador(es): Cruz, Tânia Cristina da Silva
Assunto: Educação ambiental
Gestão ambiental
Covid-19
Educação Ambiental Crítica (EAC)
Data de apresentação: 13-Fev-2023
Data de publicação: 28-Fev-2024
Referência: DAMASCENO, Bruna Sther da Costa. A importância da educação ambiental de jovens em um mundo digital: uma narrativa contada por futuros gestores ambientais diante dos impactos deixados pela covid-19. 2023. 73 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O mundo pós-pandemia da Covid-19 tem se esforçado para novamente se reerguer, mas as marcas deixadas ainda não cicatrizaram. Com tantos desafios, o principal deles é encontrar mecanismos que ajudam em todas as faixas etárias, especialmente nas fases de desenvolvimento, e tratar de questões como a saúde mental que foi diretamente atingida negativamente durante dois longos anos de pandemia. Sabese que o mundo digital se fortaleceu quando todos estavam isolados, a despeito das aulas,trabalhos online, redes sociais, e foi neste mundo onde se encontrou uma certa 'distração' até que se tornou prejudicial. Diante desta realidade, a pesquisa foi construída com o objetivo de estimar a importância da Educação Ambiental frente a um mundo digital a partir da vivência de futuros gestores ambientais. Para isto trabalhou-se com um grupo de onze estudantes de Gestão Ambiental, no período de dois meses, da Universidade de Brasília - Campus de Planaltina, selecionados a partir da amostragem por conveniência. Assim sendo, foi necessário um levantamento bibliográfico com análise qualitativa para a) compreender os esforços para a Educação Ambiental; b) analisar criticamente a Lei de Educação Ambiental nQ 9795/99; e c) identificar os impactos do uso excessivo às redes digitais na vida dos adolescentes. Por meio de uma análise de conteúdo dos relatos apresentados pelos estudantes, foi possível compreender como os gestores ambientais veem o potencial da EA como um instrumento ao desenvolvimento psicossocial e sociocultural. Aqui os estudantes, relataram que puderam se sentir outra vez parte de algo muito maior e destacaram o quão necessário é trabalhar a Educação Ambiental de maneira mais objetiva.
Abstract: The post-pandemic Covid-19 world has been struggling to get back on its feet, but the scars left behind have not yet healed. With so many challenges, the main one is to find mechanisms that help in all age groups, especially in the developmental stages, and to address issues such as mental health that was directly hit negatively during two long years of the pandemic. It is known that the digital world became stronger when everyone was isolated, in spite of classes, online assignments, social networks, and it was in this world where a certain 'distraction' was found until it became harmful. Facing this reality, the research was built with the objective of estimating the importance of Environmental Education in a digital world from the experience offuture environmental managers. For this, we worked with a group of eleven Environmental Management students, for two months, from the University of Brasilia - Planaltina Campus, selected by convenience sampling. Thus, it was necessary a bibliographical survey with qualitative analysis to a) understand the efforts for Environmental Education; b] critically analyze the Environmental Education Law nQ 9795/99; and c) identify the impacts of excessive use of digital networks in the lives of adolescents. Through a content analysis of the students' reports, it was possible to understand how environmental managers see the potential of EE as a tool for psychosocial and sociocultural development. Here the students reported that they could feel part of something much bigger again, and highlighted how necessary it is to work Environmental Education in a more objective way.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.