Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37724
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DanielPereiraDasNeves_tcc.pdf549,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Códigos de notação musical no ensino e aprendizagem de violão : uma breve revisão de literatura
Autor(es): Neves, Daniel Pereira das
Orientador(es): Veber, Andréia
Assunto: Educação musical
Escrita musical
Violão - instrução e estudo
Data de apresentação: 22-Nov-2023
Data de publicação: 28-Fev-2024
Referência: NEVES, Daniel Pereira das. Códigos de notação musical no ensino e aprendizagem de violão: uma breve revisão de literatura. 2023. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar o que a literatura do campo da Educação Musical tem abordado em relação aos códigos de notação musical para o ensino aprendizagem no violão. Para isso, os objetivos específicos consistiram em: identificar publicações na área de Educação Musical que contemplam de diferentes formas o tema proposto para esta pesquisa; refletir sobre os temas encontrados a partir da consolidação de categorias identificadas por meio da leitura e análise dos textos. A metodologia utilizada nesta Pesquisa foi a Revisão Bibliográfica, que decorreu da busca por pesquisas e publicações em diversas plataformas e sites, designadamente: monografias, artigos científicos, dissertações e teses em diversas plataformas e sites. Dentre os resultados destaca-se a necessidade de fortalecer a iniciação musical ao violão por meio da escrita - seja ela convencional ou não convencional, entendendo a como complementares - na formação musical dos estudantes. Isso, especialmente ao considerar os diferentes espaços educativos nos quais o ensino do violão em nível inicial está inserido.
Abstract: This work aimed to discuss what literature in the field of Musical Education has addressed in relation to musical notation codes for teaching and learning on the guitar. To achieve this, the specific objectives consisted of: identifying publications in the area of Music Education that address the theme proposed for this research in different ways; reflect on the themes found from the consolidation of categories identified through reading and analysis of the texts. The methodology used in this research was Bibliographic Review, which resulted from the search for research and publications on various platforms and websites, namely: monographs, scientific articles, dissertations and theses on various platforms and websites. Among the results, the need to strengthen musical initiation to the guitar through writing - whether conventional or unconventional, understanding it as complementary - in the students' musical training stands out. This, especially when considering the different educational spaces in which guitar teaching at an initial level is inserted.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.