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Título: Interdisciplinaridade, estrutura e evolução : análise da oferta de disciplinas de graduação Faculdade UnB Planaltina-FUP de 2006 a 2020
Autor(es): Santos, Manoel Messias Franklin dos
Orientador(es): Araújo, Carolina Lopes de
Assunto: Gestão - ensino superior
Interdisciplinaridade
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Disciplina curricular
Data de apresentação: 21-Abr-2022
Data de publicação: 23-Fev-2024
Referência: SANTOS, Manoel Messias Franklin dos. Interdisciplinaridade, estrutura e evolução: análise da oferta de disciplinas de graduação Faculdade UnB Planaltina-FUP de 2006 a 2020. 2022. 57 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A Faculdade UnB Planaltina da Universidade de Brasília (FUP/UnB) é estruturada segundo um inovador modelo matricial que mescla a departamentalização por áreas de conhecimento com a departamentalização pelos cursos de graduação e pós-graduação. Tal estrutura facilita a alocação do corpo docente, de composição multidisciplinar, nas unidades curriculares dos cursos, respeitando-se a diversidade de metodologias e linguagens próprias a cada área, concomitante à interdisciplinaridade requerida para lidar com complexos desafios da sustentabilidade, temática transversal a esses cursos. Tal modelo matricial favorece parcerias e intercâmbios entre os cursos da FUP/UnB. No entanto, a novidade dessa estrutura imputalhe uma tendência entrópica de transformação gradativa do modelo matricial em direção ao tradicional modelo organizacional de IES de departamentalização por cursos. Com vistas a assegurar a eficiência do modelo matricial da FUP/UnB, é necessário monitorar se interesses de determinados cursos imperam sobre a gestão das áreas, fazendo-as funcionar a serviço de tais cursos e conduzindo a prática organizacional rumo ao padrão de departamentalização tradicional. Nesse sentido, o presente trabalho tomou como base de dados as listas semestrais das disciplinas ofertadas na graduação da FUP e aplicou análise estatísticas descritivas no cruzamento de informações, auxiliado pelo software NVivo, sobre a distribuição dos docentes dentre nas unidades curriculares de cada curso ao longo dos 38 semestres decorridos desde a inauguração da FUP/UnB até dezembro de 2019. As análises evidenciaram a transdisciplinaridade da estrutura organizacional que se revela pelas intersecções curriculares e intercâmbio de professores entre os cursos. Todavia, percebe-se a tendência de algumas áreas em alocar seus professores majoritariamente em um único curso, o que pode resultar em possível subversão operativa, inercial e involuntária, da estrutura matricial em direção à departamentalização por curso.
Abstract: The Faculty UnB Planaltina of University of Brasilia (FUP/UnB) has been stablished into a matrix organizational structure which merges the departmentalization by areas of knowledge and departmentalization by the courses offered at the Faculty. Such matrix structure facilitates allocating multidisciplinary academic team in the courses' curricular units guarding the specificities in approaches and methodologies from each scientific area, at the same time it covers the interdisciplinarity required to deal with complex challenges of sustainability, which is the cross theme among the courses offered at FUP/UnB. The matrix model favors partnerships and interchanges between teachers and among courses. The novelty of such structure brings it an entropic tendency to gradual degeneration towards traditional organizational model by which the faculties are subdivided into courses' departments. In order to preserve the efficiency of FUP/UnB's matrix structure, it is required monitoring the balance into the relations between courses and areas in order to verify ifsome courses impose their interests over the areas, which could lead to the traditional organizational pattern through its operational practices. In this sense, the present study has gathered data about curricular units offers and, using NVivo to process information, has applied descriptive statistical analysis on data about teaching activities along 38 semesters - since it has begun the academic activities at FUP until December 2019. The analysis pointed out the transdisciplinary of matrix structure showing curricular intersections and teachers' transit among the courses. Nevertheless, the study revealed tendencies that some areas allocate teachers in one course mainly, what can possibly produce an inertial and involuntary operational subversion of the FUP / UnB matrix structure towards the traditional pattern of departmentalization.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022.
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