Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37650
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CamilaBarrosRibeiro_tcc.pdf524,35 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBraga, Ana Rita Costa de Souza Lobo-
dc.contributor.authorRibeiro, Camila Barros-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Camila Barros. A percepção sobre as disciplinas práticas de estudantes de graduação da área da saúde durante a pandemia. 2022. 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractApós a Pandemia por decorrência da COVID-19 atingir o Brasil, medidas de emergência foram colocadas em prática, dentre elas o isolamento social e o encerramento de atividades de setores não essenciais, como por exemplo no setor acadêmico, o qual teve suas atividades presenciais suspensas enquanto a pandemia perdurasse. Com essas ações, novas metodologias e recursos para a continuidade do ensino precisaram ser criados de forma emergencial, logo, o Ensino Remoto ganha destaque. Tendo em vista esse destaque, discussões começaram a ser levantadas sobre a eficácia e funcionalidade do ensino de maneira remota quanto à aprendizagem dos discentes. Este artigo tem como objetivo conhecer os principais obstáculos e desafios enfrentados pelos estudantes de disciplinas práticas durante o ensino remoto, e as mudanças com a volta do ensino presencial relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes dos cursos da Universidade de Brasília no Campus Faculdade de Ceilândia (UNBFCE), sendo essa uma faculdade com cursos da saúde. Dentre os cursos presentes estão Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Saúde Coletiva e Farmácia. Trata-se de uma pesquisa com características mista e longitudinal e realizada em 3 etapas, sendo elas levantamento de informações, acompanhando os estudantes durante o ensino remoto e no retorno para o ensino presencial. Espera-se com esta pesquisa contribuir com pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem durante e após a Pandemia no período de ensino remoto e no retorno das aulas presenciais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordIsolamento socialpt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.titleA percepção sobre as disciplinas práticas de estudantes de graduação da área da saúde durante a pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-21T18:11:05Z-
dc.date.available2024-02-21T18:11:05Z-
dc.date.submitted2023-02-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37650-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1After the Pandemic as a result of COVID-19 hit Brazil, emergency measures were put into practice, including social isolation and the closure of activities in non-essential sectors, such as in the academic sector, which had its face-to-face activities suspended while the pandemic lasted. With these actions, new methodologies and resources for the continuity of teaching had to be created on an emergency basis, so Remote Learning gained prominence. In view of this highlight, discussions began to be raised about the effectiveness and functionality of remote teaching regarding student learning. This article aims to know the main obstacles and challenges faced by students of practical subjects during remote teaching and the changes with the return of face-to-face teaching related to the teaching and learning process of students of courses at the University of Brasília at the Campus Faculdade de Ceilândia (UNB -FCE), which is a college with health courses. Among the courses present are Occupational Therapy, Nursing, Physiotherapy, Speech Therapy, Collective Health and Pharmacy. This is a research with mixed and longitudinal characteristics and will be carried out in 3 stages, namely gathering information, accompanying students during remote teaching and returning to face-to-face teaching. This research is expected to contribute to research related to teaching and learning during and after the Pandemic in the remote teaching period and in the return of face-to-face classes.pt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.