Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37617
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_VanessaOliveiraMenezes_tcc.pdf566,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Flexibilização educacional no ensino da natação para uma criança com Síndrome de Down: a adaptação das atividades
Autor(es): Menezes, Vanessa Oliveira
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Síndrome de Down
Natação
Ensino e aprendizagem
Educação física
Mediação pedagógica
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 18-Fev-2024
Referência: MENEZES, Vanessa Oliveira. Flexibilização educacional no ensino da natação para uma criança com Síndrome de Down: a adaptação das atividades 2023. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa pedagógica sobre a mediação docente nas aulas de natação para pessoas com deficiência, que são realizadas em um projeto de extensão da universidade, utilizando suas próprias instalações a fim de promover a integridade humana e oferecer um espaço propício para uma melhor integração social. Foram selecionadas e descritas situações relacionadas com a aprendizagem do mergulho e do salto da borda, onde ocorreram a interação com uma criança diagnosticada com Síndrome de Down. Analisamos o processo de individualização do ensino, a partir dos conceitos de Ciclo de Mediação (Vygotsky, 1991, 2001) e Experiência de Aprendizagem Mediada (Feuerstein, 1991), a fim de entender os aspectos chaves da construção de estratégias didáticas adequadas para promoção da aprendizagem. Dentre as conclusões, destacamos que a flexibilização educacional enriquece a prática educativa de professores, inclusive para aqueles que possuem pouca experiência no ensino da natação e no atendimento a alunos com deficiência, mas também, que os professores devem estar conscientes da necessidade de buscarem conhecimentos adicionais para diversificação das estratégias didáticas de interação com os(as) alunos(as). Os professores devem ter compromisso com o sucesso da aprendizagem das crianças.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.