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Título: Experiências de aprendizagem para uma criança com mielomeningocele na natação : as diversas direções do ciclo de mediação
Autor(es): Brito, Júlia Gomes de
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Aprendizagem mediada
Educação física
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 7-Nov-2023
Data de publicação: 18-Fev-2024
Referência: BRITO, Júlia Gomes de. Experiências de aprendizagem para uma criança com mielomeningocele na natação: as diversas direções do ciclo de mediação. 2023. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esse estudo foi realizado no projeto de extensão GENES, que é o Grupo de Estudo da Natação Especial, cujas atividades ocorrem no Centro Olímpico da Universidade de Brasília. O projeto oferece aulas de natação para pessoas com deficiência, com foco na dimensão educativa e psicomotora; os participantes aprendem a se adaptar ao meio aquático de acordo com os potenciais e limites de cada um; o projeto também possui um foco social de interação entre alunos e professores. O objetivo principal foi analisar a flexibilização educacional no processo de aprendizagem de um educando, com 7 anos de idade, do sexo masculino, que nasceu com mielomeningocele. O estudo se caracteriza como uma pesquisa pedagógica, ou seja, tem como objeto de estudo a mediação docente e envolve a professora-pesquisadora na análise crítica e científica da sua prática educativa. É, portanto, um convite para a discussão das adaptações realizadas na proposta educativa para atender as especificidades do aluno, como também, de como o educando interage e aprende a partir das experiências de aprendizagem mediadas em conjunto com a professora. Vamos refletir sobre a construção do Ciclo de Mediação, a partir dos princípios teóricos de Vygotsky, e sobre os Recursos Auxiliares de Mediação propostos por Feuerstein. Os resultados alertam que os professores não devem subestimar o potencial de aprendizagem de alunos com deficiência, e devem, sempre que possível e adequado, propor atividades estimulantes e desafiadoras. A flexibilização educacional contribuiu para compreensão das adaptações que foram realizadas, e reforçou o compromisso com a aprendizagem dos alunos com deficiência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
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