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Título: Proposta de um roteiro de avaliação terapêutica ocupacional (ATO) para neonato em unidade neonatal
Autor(es): Martinez, Luciana de Simoni
Orientador(es): Alves, Caroline de Oliveira
Coorientador(es): Rabelo, Hellen Delchova
Assunto: Recém-nascidos - assistência hospitalar
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN)
Terapeuta ocupacional - prática profissional
Data de apresentação: 10-Fev-2023
Data de publicação: 14-Fev-2024
Referência: MARTINEZ, Luciana de Simoni. Proposta de um roteiro de avaliação terapêutica ocupacional (ATO) para neonato em unidade neonatal. 2023. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Introdução: As Unidades Neonatais são destinadas aos recém-nascidos de alto risco, é um ambiente que tem por objetivo promover a vida, porém pode acontecer de ser um ambiente inapropriado para o desenvolvimento neuropsicomotor e neurocomportamental. A terapia ocupacional é uma ciência da área de saúde que busca atuar de forma sistêmica, integrando os saberes biopsicossociais e espirituais para manutenção da vida. No campo hospitalar atua para além do processo saúde e doença, visando o desempenho ocupacional e os papéis ocupacionais do indivíduo. No contexto da neonatologia, o paciente e sua família fazem parte da integração do cuidado. Objetivo: O presente estudo teve por objetivo elaborar e propor um protocolo de Avaliação Terapêutica Ocupacional para Neonato em Unidades Neonatais. Método: Trata-se de um levantamento bibliográfico, seguido de uma pesquisa exploratória, que envolveu a elaboração de um instrumento de avaliação, o qual teve sua versão prévia avaliada por uma terapeuta ocupacional com experiência em neonatologia, opinando e sugerindo modificações no instrumento, a fim de propor a partir da experiência clínica a estruturação da avaliação. Resultados e Discussão: Foi possível desenvolver uma avaliação estruturada que preconiza a seguinte estrutura: Informações Prévias, Avaliação Global e Avaliação Terapêutica Ocupacional. Conclusão: A Avaliação Terapêutica Ocupacional para Neonatos em Unidade Neonatal embasa a atuação do profissional, padronizando a avaliação terapêutica ocupacional de neonatos, favorecendo uma linguagem universal o que facilita a comunicação entre a equipe, oportunizando o desenvolvimento de indicadores, além de promover uma intervenção estruturada.
Abstract: Introduction: The Neonatal Units are intended for high-risk newborns, it is an environment that aims to promote life for the Newborn, but it may be an inappropriate environment for neuropsychomotor and neurobehavioral development. Occupational therapy is a health area science that seeks to act in a systemic way, integrating biopsychosocial and spiritual knowledge to maintain life. In the hospital field, it works beyond the health and disease process, aiming at the occupational performance and the individual occupational roles. In the context of neonatology, the patient and his family are part of the integration of care. Objective: This study aimed to develop and propose an Occupational Therapeutic Assessment Protocol for babies at risk in Neonatal Units. Method: This is a bibliographic survey, followed by an exploratory research, which involved the elaboration of an evaluation instrument, which had its previous version evaluated by an occupational therapist with experience in neonatology, giving an opinion and suggesting changes in the instrument, the in order to propose the structuring of the evaluation based on clinical experience. Results and Discussion: It was possible to develop a structured assessment that advocates the following structure: Prior Information, Global Assessment and Occupational Therapeutic Assessment. Conclusion: The Occupational Therapeutic Assessment for Babies at Risk in a Neonatal Unit supports the professional's performance, standardizing the occupational therapeutic assessment of newborns, favoring a universal language which facilitates communication between the team, providing opportunities for the development of indicators, in addition to promoting a structured intervention.
Resumén: Introducción: Las Unidades Neonatalesestán destinadas a reciénnacidos de alto riesgo, es un ambiente que pretende promover la vida delreciénnacido, pero puede ser un ambiente inapropiado para El desarrollo neuropsicomotor y neuroconductual. La terapia ocupacional es una ciência del área de La salud que busca actuar de forma sistémica, integrando conocimientos biopsicosociales y espirituales para mantener la vida. En el campo hospitalario, actúa más allá Del proceso de salud y enfermedad, visando El desempeño ocupacional y los roles ocupacionales del individuo. En el contexto de La neonatología, el paciente y su família son parte de La integración del cuidado. Objetivo: Este estúdio tuvo como objetivo desarrollar y proponer un protocolo de Evaluación Terapéutica Ocupacional para Bebés en Riesgo en Unidades Neonatales. Método: Se trata de un levantamiento bibliográfico, seguido de una investigación exploratoria, que implicól a elaboración de un instrumento de evaluación, cuya versión anterior fue evaluada por un terapeuta ocupacional con experiência en neonatología, opinando y sugirien do câmbios en el instrumento, con El fin de proponer La estructuración de La evaluación a partir de La experiencia clínica. Resultados y Discusión: Fue posible desarrollar una evaluación estructurada que preconiza La siguiente estructura: Información Previa, Evaluación Global y Evaluación Terapéutica Ocupacional. Conclusión: La Evaluación Terapéutica Ocupacional para bebés en riesgo en una Unidad Neonatal apoya La actuación Del profesional, estandarizando La evaluación terapéutica ocupacional de los neonatos, favoreciendo un lenguaje universal que facilite La comunicación entre el equipo, brindando oportunidades para el desarrollo de indicadores, además de promover una intervención estructurada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2023.
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