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Título: A gestão do conhecimento como fator determinante para melhoria de processos estratégicos : um estudo de caso no Tribunal de Contas da União
Autor(es): Oliveira, Jeudson Guedes de
Orientador(es): Souza, Fábio Jacinto Barreto de
Assunto: Gestão do conhecimento
Planejamento estratégico
Tecnologia da informação
Data de apresentação: 8-Dez-2011
Data de publicação: 7-Ago-2012
Referência: OLIVEIRA, Jeudson Guedes de. A gestão do conhecimento como fator determinante para melhoria de processos estratégicos: um estudo de caso no Tribunal de Contas da União. 2011. 93 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Estamos vivendo a era da informação em que grandes quantidades de dados e informações são lançadas dentro das organizações tornando seus conhecimentos vastos, surgindo assim um problema crucial, que é encontrar o que se precisa de forma rápida e acessível para enfrentar um ambiente dinâmico e globalizado. O conhecimento só agrega valor a organização e se torna um ativo corporativo valioso a medida que ele se torna mais acessível gerando assim uma vantagem competitiva para as empresas. Nesse contexto surge o conceito de gestão do conhecimento que é um conjunto de processos que gerenciam a aquisição, a criação, o compartilhamento, o armazenamento e a utilização do conhecimento dentro das competências organizacionais. Este conceito ainda é pouco difundido nos órgãos públicos. Diante disto, sentiu-se a necessidade de estudar uma instituição pública para mapear os conhecimentos dentro de um processo de trabalho e analisar como esse mapeamento contribui para que sejam descobertos possíveis pontos críticos no processo e assim, possa contribuir para adoção de técnicas de gestão do conhecimento para favorecer o cumprimento das estratégias organizacionais. Realizou-se uma análise documental para constatação do alinhamento estratégico entre os objetivos estratégico organizacionais e os objetivos estratégicos de tecnologia da informação e utilizou-se a técnica de entrevistas para a identificação e mapeamento de um importante processo de trabalho e também para o mapeamento de conhecimentos neste processo através da metodologia Common KADS. Os resultados obtidos do mapeamento de conhecimento mostraram que muitos insumos de conhecimento são intensivos em conhecimento, compreendendo um grande volume de informações e necessitando-se de pessoas muito especializadas para realização destas tarefas, Porém grande parte dos conhecimentos destes funcionários é classificada como tácitos, tornando a organização altamente dependente das pessoas e das suas ações. Outros resultados mostram que muitos insumos de conhecimento não estão com sua forma e qualidade adequadas para que o processo seja executado com eficiência e efetividade. Esse estudo procura contribuir mostrando a importância de se fazer um mapeamento de conhecimento, bem como busca incentivar e auxiliar a organização pública na adoção e aprimoramento de técnicas para o gerenciamento de conhecimentos com o objetivo de tornar os processos de trabalho mais eficientes e efetivos e as estratégias organizacionais mais eficazes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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