Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37451
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarianaSilvaXavier_tcc.pdf561,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal : especificidades do trabalho pedagógico
Autor(es): Xavier, Mariana Silva
Orientador(es): Borges, Lívia Freitas Fonseca
Assunto: Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federa
Brasília (DF) - segurança pública
Pedagogia - metodologia
Pedagogos - prática profissional
Ensino - modelo pedagógico
Ação pedagógica
Data de apresentação: 14-Jul-2023
Data de publicação: 29-Jan-2024
Referência: XAVIER, Mariana Silva. Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal: especificidades do trabalho pedagógico. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa se fundamentou a partir dos esforços em responder quais são as especificidades do trabalho pedagógico realizado pela Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal. Onde teve por objetivo central identificar e analisar as ações formativas realizadas nesse espaço educativo não escolar. Para tal, foram feitas as análises documentais a partir da Matriz Curricular Nacional, para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública no âmbito distrital. Nesse sentido, buscamos analisar como a referida matriz tem orientado o Setor de Planejamento Pedagógico da ESPC-DF, no que tange aos conhecimentos e diretrizes imprescindíveis ao trabalho dos docentes habilitados que atuam nos cursos direcionados aos profissionais de segurança pública do Distrito Federal. Partimos do pressuposto de que a referida matriz é um referencial teóricometodológico que norteia as ações pedagógicas responsáveis pelos cursos de formação inicial e continuada dos profissionais da área de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar). Os docentes responsáveis em conduzir as disciplinas programadas para cada curso são profissionais que atuam no atendimento perante à sociedade e demandas que cercam rotineiramente a atuação policial, cujas ações principais muitas vezes não possuem relação com as áreas educacionais. Assim, a ação pedagógica em cursos e eventos de formação continuada dos policiais exigem formações didáticas conduzidas pelos responsáveis pedagógicos dessas instituições, para que haja um processo de ensino e aprendizagem ativo e eficaz frente aos resultados almejados por aqueles que serão formados pelos devidos cursos. A matriz referencial aborda estratégias indispensáveis para o alcance de um dos objetivos finais da ESPC-DF: planejamento de ações formativas para formar profissionais que possam, de maneira autônoma e responsável, reagir e refletir criticamente frente às demandas complexas que surgem constantemente em suas rotinas de trabalho. A presente pesquisa buscou então a partir dessas informações destacar a importância das estratégias didáticas e metodológicas, do planejamento e, principalmente, da identificação do trabalho realizado por pedagogos e pedagogas neste espaço formativo. Esperamos que a referida pesquisa venha contribuir com o importante debate educacional no cenário das academias de polícia, em especial no Distrito Federal, cujo trabalho pedagógico precisa ser conhecido por grande parte da população. Além disso, a temática da presente pesquisa ainda necessita ser ampliada e divulgada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.