Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37423
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JuliaPortela_tcc.pdf494,43 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro-
dc.contributor.authorPortela, Julia-
dc.identifier.citationPORTELA, Julia. Ataque nas escolas: análise da cobertura jornalística do G1 e da Folha de S. Paulo e suas implicações éticas. 2023. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a cobertura jornalística dos ataques nas escolas pelo G1 e pela Folha de S. Paulo e suas implicações éticas. A mídia desempenha um papel importante no diálogo público, sendo responsável por pautar as discussões. O tema dos massacres escolares levanta questões sobre como impedir, evitar e tratar esses eventos, bem como o papel da mídia nesse contexto. Estudos mostram que eventos desse tipo podem desencadear outros similares devido ao efeito contágio. A metodologia utilizada é a análise de conteúdo e serão analisadas as coberturas dos ataques nas cidades de Blumenau e Suzano. A escolha dos veículos mencionados anteriormente foi baseada em sua audiência e nas diferentes abordagens editoriais em relação aos massacres escolares. As considerações finais destacam a falta de preceitos éticos definidos na cobertura jornalística desses eventos, apontando para a necessidade de uma abordagem mais ética e responsável.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJornalismopt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.subject.keywordEscolas - ataquespt_BR
dc.subject.keywordEscolas - ataques - cobertura jornalísticapt_BR
dc.subject.keywordAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.titleAtaque nas escolas : análise da cobertura jornalística do G1 e da Folha de S. Paulo e suas implicações éticaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T12:10:02Z-
dc.date.available2024-01-29T12:10:02Z-
dc.date.submitted2023-07-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37423-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to analyze the journalistic coverage of school shootings by G1 and Folha de S. Paulo and their ethical implications. The media plays an important role in public dialogue, being responsible for guiding discussions. The theme of school massacres raises questions about how to prevent, avoid and deal with these events, as well as the role of the media in this context. Studies show that events of this type can trigger similar ones due to the contagion effect. The methodology used is content analysis and the coverage of the attacks in Blumenau and Suzano will be analyzed. The choice of the newspapers mentioned before was based on their audience and different editorial approaches to school shootings. The final considerations highlight the lack of ethical precepts defined in the journalistic coverage of these events, pointing to the need for a more ethical and responsible approach.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.