Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3742
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlissonSilvadeAsevedo.pdf388,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bibliotecário jurídico : adequação entre a formação e sua atuação profissional
Autor(es): Asevedo, Alisson Silva de
Orientador(es): Mueller, Suzana Pinheiro Machado
Assunto: Bibliotecários - formação profissional
Informação jurídica
Bibliotecas especializadas
Bibliotecas - redes de informação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 16-Jul-2012
Referência: ASEVEDO, Alisson Silva de. Bibliotecário jurídico: adequação entre a formação e sua atuação profissional. 2011. 56 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo teve como tema a adequação da formação profissional do bibliotecário ao trabalho com a informação jurídica. Buscou identificar como o bibliotecário se adapta às demandas de usuários especializados nessa área. Foi realizado mediante levantamento das opiniões de 14 bibliotecários cujas instituições são participantes da Rede Virtual de Bibliotecas, Rede Rubi, em Brasília, coordenada pelo Senado Federal. Os dados foram levantados por meio de entrevista semi-estruturada. Os resultados mostraram consenso quanto a não adequação dos cursos à prática profissional especializada em informação jurídica. Os entrevistados indicaram a prática ou experiência, a participação em cursos eventuais, e a ajuda dos colegas como formas de aprimoramento profissional.
Abstract: The study aimed at investigating how well professional training in librarianship prepared librarians to work with legal information and how librarians cope with those special users‟ demands. Fourteen librarians were interviewed, all working in institutions members of the network Rede Virtual de Bibliotecas, Rede Rubi, in Brasília. Results show that the formal training is not enough as preparation for this specialized work. Experience gained in the job, participation in eventual courses and the support of more experienced colleagues were indicated as ways to improve performance and adapt to demands.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3742
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons