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Título: A substituição de sacolas plásticas nos supermercados e a atitude do consumidor : um estudo de caso na cidade de Taguatinga - DF
Autor(es): Silva, Wallace Pereira da
Orientador(es): Oliveira, Maria Neuza da Silva
Assunto: Consumidores - atitudes
Plásticos - impacto ambiental
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 16-Jul-2012
Referência: SILVA, Wallace Pereira da. A substituição de sacolas plásticas nos supermercados e a atitude do consumidor: um estudo de caso na cidade de Taguatinga - DF. 2011. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A preservação ambiental é um dos temas mais debatidos atualmente no mundo, dessa forma, o homem busca alternativas para minimizar seus impactos na natureza. Nesse sentido, o uso excessivo do plástico pela sociedade passou a ser questionado em detrimento dos problemas ambientais produzidos pelo o seu descarte indiscriminado no meio ambiente, ocasionando danos ambientais, tais como, a contaminação do lençol freático, em decorrência dos metais pesados encontrados na sua composição; além disso, há diversos estudos que apontam a durabilidade do plástico na natureza. O presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa quantitativa e qualitativa, que visou conhecer a atitude do consumidor em relação à sacola plástica oferecida aos seus usuários em dois supermercados de Taguatinga no Distrito Federal. Por meio do objetivo geral e específico da pesquisa, buscou-se identificar se existe mudança de postura do consumidor em relação o uso das sacolas plásticas; verificar a atitude dos consumidores para alternativas ambientais ao emprego da sacola plástica; e apontar possíveis soluções para este problema ambiental. O estudo contou com uma amostra acidental (não-probabilística), formada por 50 consumidores de dois supermercados, um utiliza sacola plástica tradicional feita de polietileno, e o outro substituiu as sacolas plásticas por sacolas alternativas. Os dados permitiram concluir que não haveria uma mudança de atitude do consumidor num cenário em curto prazo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Ciências da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância.
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