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2021_FelipeVianaSantana_tcc.pdf8,77 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorCamargo, Ivan Marques de Toledo-
dc.contributor.authorSantana, Felipe Viana-
dc.identifier.citationSANTANA, Felipe Viana. Análise das distribuidoras do Centro-Oeste sobre o tema de Continuidade de fornecimento. 2021. 115 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste na análise da troca de gestão pública para a gestão privada em relação à qualidade do serviço prestado na área de distribuição de energia elétrica da Enel Distribuição Goiás no período de 2015 a 2020. O objetivo é constatar a evolução positiva ou negativa por meio dos indicadores de continuidade na perspectiva global, interna e dos conjuntos de unidades consumidoras, além dos principais fatos geradores das ocorrências emergenciais de acordo com as gestões da distribuidora. Também foi realizada a análise da relação entre as ações da distribuidora e os resultados positivos obtidos. Devido à variação positiva da Enel GO no ciclo de 2019 a 2020, principalmente, durante a vigência do Plano de Acompanhamento Emergencial, verificou-se a evolução do desempenho das distribuidoras de energia elétrica localizadas no centro-oeste do Brasil nesse intervalo temporal. Dentre as cinco distribuidoras analisadas, quatro detinham a gestão privada enquanto uma delas possuía a gestão pública no período de 2019 a 2020. Avaliou-se a qualidade do serviço prestado na área de distribuição de energia elétrica quanto aos resultados obtidos na evolução dos indicadores técnicos e os principais fatos geradores de ocorrências emergenciais de acordo com a gestão pública ou privada de cada distribuidora na região do centro-oeste de 2019 a 2020. Constatou-se que a evolução positiva da Enel Distribuição Goiás entre 2019 e 2020 é decorrente das ações da distribuidora no Plano de Acompanhamento Emergencial. Observou-se que o aumento de equipes e o investimento em sistemas de telecontrole in correram em melhora significativa da qualidade do serviço. Além disso, ao comparar a evolução das distribuidoras do centro-oeste de 2019 a 2020, percebeu-se que a distribuidora cuja gestão era pública apresentou as maiores variações negativas quanto à qualidade do serviço e a pior apuração dos fatos geradores de ocorrências emergenciais. Em relação aos principais fatos geradores das ocorrências emergenciais na área de distribuição no Centro-Oeste, verificou-se que as principais causas são “Próprias do Sistema – Falha de Material ou Equipamento” e “Meio ambiente – Descarga Atmosféricas".pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnergia elétrica - distribuiçãopt_BR
dc.subject.keywordAgência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)pt_BR
dc.subject.keywordSistemas de energia elétricapt_BR
dc.subject.keywordEnergia elétricapt_BR
dc.titleAnálise das distribuidoras do Centro-Oeste sobre o tema de Continuidade de fornecimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-25T21:44:29Z-
dc.date.available2024-01-25T21:44:29Z-
dc.date.submitted2021-11-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37396-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This scientific paper contains the analysis of management change from public to pri vate of the energy distributor "Enel Distribuição Goiás" about the quality of the energy distribution service in the period from 2015 to 2020. The goal is to evaluate the deve lopment of the global, intern and consumer units group perspectives, besides the main reasons of the emergency occurrences according to each management. This survey also demonstrates the relationship between the distributor’s actions and the variation of the reliability indicators. Due to the positive result of Enel GO’s service in the cycle of 2019 to 2020, mainly, during the Emergency Monitoring Plan, this survey also evaluated the energy distributors’ developments of the midwest region of Brazil, composed of five energy distributors. Along this period, four of them were private and one was public. The quality of the energy distribution service was verified using the reliability indicators and the main reasons of the emergency occurrences in midwest region of Brazil between 2019 and 2020. The survey findings demonstrate the positive variation of the energy distributor "Enel Distribuição Goiás" in 2019 and 2020 is due to the actions implemented on the Emergency Monitoring Plan. The increase of work teams to handle the emergency occurrences and the investment in remote control system entailed a significant service quality’s improve ment. Besides these actions, when compared to the other midwest energy distributor’s developments, it was found that the public distributor presented the worst variation when it comes to energy quality service in indicators analysis and the worst determination of emergency occurrence’s reasons. It was noticed that the main midwest emergency occur rence’s reasons, along the period of 2019 to 2020, were "System - Material or Equipment Failure" and " Enviroment - Atmospheric Discharge".pt_BR
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