Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37382
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SheldaFrancaBelo_tcc.pdf2,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições da linguagem cinematográfica no processo de alfabetização e letramento
Autor(es): Belo, Shelda França
Orientador(es): Versuti, Andrea Cristina
Assunto: Alfabetização
Letramento
Linguagem cinematográfica
Curta-metragem
Data de apresentação: 13-Dez-2023
Data de publicação: 25-Jan-2024
Referência: BELO, Shelda França. Contribuições da linguagem cinematográfica no processo de alfabetização e letramento. 2023. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A alfabetização é o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico, entretanto, a alfabetização vai além da escrita e da leitura, é um processo que possibilita a leitura de mundo e um meio para chegar à cidadania, para isso, os símbolos, palavras e conceitos devem apresentar-se com significado histórico para o estudante. O letramento é o processo que permite a inserção do indivíduo na sociedade, que por meio da linguagem se constituiu e se desenvolveu mediante a interação, a comunicação e a atuação sobre o meio. O cinema apresenta uma linguagem própria, a linguagem cinematográfica, que vai ao encontro e diálogo com outras linguagens. O cinema na escola oportuniza o aprendizado, a expressão de ideias, opiniões e sensações, trazendo possibilidades de reflexão e aprendizado. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral contribuir para o processo de alfabetização e letramento das crianças da Escola Classe de Ceilândia, que apresentam dificuldades com a leitura e a escrita, a partir da utilização de elementos da linguagem cinematográfica. Para isso adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando métodos de pesquisa de campo interventiva de natureza teórico-prática, a fim de promover reflexão e compartilhar as experiências vivenciadas com as crianças em fase silábica, em transição para o silábico-alfabético, do projeto interventivo da Escola Classe de Ceilândia, a partir do curta-metragem “Meu nome é Maalum” (2021), atrelando atividades interventivas de alfabetização com as linguagens do cinema. A utilização do cinema, atrelado ao processo de alfabetização e letramento como uma ferramenta pedagógica, revelou-se eficaz para estimular a imaginação, criatividade e a compreensão crítica das crianças, proporcionando uma abordagem diferenciada, permitindo que os estudantes explorassem temas sociais, culturais e éticos de maneira envolvente e crítica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.