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Título: A função da escola no tratamento de saúde de crianças com condições crônicas
Autor(es): Contini, Raissa
Orientador(es): Costa Júnior, Áderson Luiz
Coorientador(es): Lisniowski, Simone Aparecida
Assunto: Crianças com deficiência - educação
Necessidades especiais
Estudantes com necessidades educativas especiais
Inclusão escolar
Data de apresentação: 13-Dez-2023
Data de publicação: 25-Jan-2024
Referência: CONTINI, Raissa. A função da escola no tratamento de saúde de crianças com condições crônicas. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A escolarização de crianças em tratamento de alguma condição crônica de saúde apresenta desafios e complexidades que requerem atenção especial por parte das escolas, professores e comunidade em geral. Tais crianças tendem a enfrentar algumas adversidades, conforme a especificidade de seus quadros clínicos, redes de suporte e quando precisam ajustar suas necessidades médicas às atividades educacionais, exigências e interações sociais do ambiente escolar. O trabalho discute algumas das especificidades associadas a essa situação potencialmente conflituosa, incluindo limitações impostas pela condição crônica e pela própria escola ao processo de crescente escolarização dos estudantes, bem como sentimentos e percepções das crianças e familiares em relação ao manejo das contingências decorrentes dos tratamentos. E, com objetivo de orientar e aprimorar a experiência educacional destas crianças, é proposto um guia de acolhimento e inclusão de estudantes expostos a condições/doenças crônicas no âmbito das experiências de escolarização.
Abstract: The schooling of children undergoing treatment for a chronic health condition presents challenges and complexities that require special attention from schools, teachers and the community in general. These children tend to face a number of adversities, depending on the specific nature of their medical conditions, support networks and when they need to adjust their medical needs to the educational activities, demands and social interactions of the school environment. The paper discusses some of the specificities associated with this potentially conflicting situation, including limitations imposed by the chronic condition and by the school itself on the process of increasing the students' schooling, as well as the feelings and perceptions of the children and their families in relation to the management of the contingencies resulting from the treatments. With the aim of guiding and improving the educational experience of these children, a guide is proposed for the reception and inclusion of students exposed to chronic conditions/diseases in the context of schooling experiences.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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