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dc.contributor.advisorVieira, Lygianne Batista-
dc.contributor.authorAlves, Rafaela dos Santos-
dc.identifier.citationALVES, Rafaela dos Santos. Educação financeira na perspectiva crítica. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo refletir sobre a Educação Financeira numa perspectiva crítica, considerando as orientações curriculares e as influências do mercado. Para tanto, buscamos a compreender os diferentes sentidos acerca da Educação Financeira; refletir sobre os discursos em torno do controle financeiro individual e dos impactos da publicidade nas crianças e jovens; apresentar aproximações teóricas da Matemática Financeira Crítica. Realizamos, portanto, um estudo teórico, escrito na forma de ensaio, acerca da literatura concernente a Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica, bem como realizamos um estudo dos documentos curriculares oficiais. O estudo mostra que as normas e as orientações curriculares fazem referência a Educação Financeira, mas sem apresentar e/ou explicitar como isso deve ser feito e quais conteúdos devem ser tratado. Além disso, não abordam a perspectiva crítica, limitando-se, muitas vezes, apenas a Matemática Financeira. Verificamos também, o quanto as mídias influenciam o consumo irresponsável e o endividamento. Concluímos a necessidade de uma Educação Financeira que conscientize os/as estudantes acerca das questões socioeconômicas e, ao mesmo tempo, possibilite aplicar e desenvolver conceitos matemáticos (matemática financeira) que ajudem a entender melhor os problemas sociais, políticos, ambientais e econômicos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.subject.keywordConsumismopt_BR
dc.subject.keywordConsumo (Publicidade)pt_BR
dc.titleEducação financeira na perspectiva críticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T18:27:24Z-
dc.date.available2024-01-24T18:27:24Z-
dc.date.submitted2023-11-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37372-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to reflect on Financial Education from a critical perspective, considering curricular guidelines and market influences. To this end, we seek to understand the different meanings of Financial Education; reflect on the discourses surrounding individual financial control and the impacts of advertising on children and young people; present theoretical approaches to Critical Financial Mathematics. We therefore carried out a theoretical study, written in the form of an essay, about the literature concerning Financial Education and Critical Mathematics Education, as well as carrying out a study of official curricular documents. The study shows that the standards and curricular guidelines make reference to PE, but without presenting and/or explaining how this should be done and what content should be covered. Furthermore, we do not address the critical perspective, often limiting ourselves to just Financial Mathematics. We also verified how much the media influence irresponsible consumption and the individual. We conclude the need for Financial Education that makes students aware of socioeconomic issues and, at the same time, makes it possible to apply and develop mathematical concepts (financial mathematics) that help them to better understand social, political, environmental and economic problems.pt_BR
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