Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37370
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarianaAlecrimDeMagalhaes_tcc.pdf815,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação e projeto político pedagógico : o registro das abordagens avaliativas em escolas públicas de Ceilândia-DF
Autor(es): Magalhães, Mariana Alecrim de
Orientador(es): Morais, Lucimara Gomes Oliveira de
Assunto: Escolas públicas
Ceilândia (DF)
Projetos educacionais
Avaliação educacional
Data de apresentação: 13-Dez-2023
Data de publicação: 24-Jan-2024
Referência: MAGALHÃES, Mariana Alecrim de. Avaliação e projeto político pedagógico: o registro das abordagens avaliativas em escolas públicas de Ceilândia-DF. 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa investiga a Avalição e Projeto Político Pedagógico em escolas públicas de Ceilândia-DF. Tem por objetivo geral analisar a concepção de avaliação nos Projetos Políticos Pedagógicos de 3 escolas públicas de Ceilândia-DF, no ano de 2023. Dessa forma, a avaliação desempenha uma função essencial no processo de ensino-aprendizagem, fornecendo informações significativas sobre o progresso dos alunos e a efetividade das metodologias de ensino. Por outro lado, o Projeto Político Pedagógico se configura como um guia fundamental que direciona as ações da instituição escolar, estabelecendo seus propósitos, valores e estratégias. Para a efetivação deste trabalho, utilizou-se a pesquisa de abordagem qualitativa, fazendo o uso da revisão narrativa, análise bibliográfica e documental, que nos permitiu examinar e analisar os documentos selecionados. Os dados coletados partiram da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas pesquisadas. Assim, o aporte teórico é composto por Hadji (2001), Libâneo (2013), Luckesi (2000), Furtado (2008), Villas Boas (2011, 2019) e Veiga (1998, 2010, 2012). Os resultados mostram a presença do uso da avaliação formativa e a sua relevância dentro dos documentos das escolas, proporcionado aos educandos um ensino e aprendizagem mais democráticos e igualitários.
Abstract: This research investigates the Pedagogical Political Assessment and Project in 3 public schools in Ceilândia-DF. Its general objective is to analyze the conception of evaluation in the Pedagogical Political Projects of public schools in Ceilândia-DF, in the year 2023. In this way, evaluation plays an essential role in the teaching-learning process, providing significant information about students' progress. and the effectiveness of teaching methodologies. On the other hand, the political-pedagogical project is configured as a fundamental guide that directs the actions of the school institution, establishing its purposes, values and strategies. To carry out this work, qualitative research was used, using narrative review, bibliographic and documentary analysis, which allowed us to examine and analyze the selected documents. The data collected came from the analysis of the Pedagogical Political Projects of the schools researched. Thus, the theoretical contribution is made up of Hadji (2001), Libâneo (2013), Luckesi (2000), Furtado (2008), Villas Boas (2011, 2019) and Veiga (1998, 2010, 2012). The results show the presence of the use of formative assessment and its relevance within school documents, providing students with more democratic and egalitarian teaching and learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.