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Título: Seguir trilhos ou abrir trilhas? reflexões sobre a importância do educador social a partir de uma experiência de estágio obrigatório
Autor(es): Barragana, Julia Leocádia Felice
Orientador(es): Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Assunto: Educador social
Educação - atores sociais
Educação - espaços não formais
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: 6-Set-2023
Data de publicação: 22-Jan-2024
Referência: BARRAGANA, Julia Leocádia Felice. Seguir trilhos ou abrir trilhas? reflexões sobre a importância do educador social a partir de uma experiência de estágio obrigatório. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir, por meio de uma experiência de estágio obrigatório, sobre a educação social e a importância do pedagogo como educador social, retratando assim, a relevância do estágio para formação do pedagogo, especificamente aqui, o educador em espaços não escolares. Optou-se pela retomada dos registros realizados durante o estágio em um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, situado no Plano Piloto do Distrito Federal. A instituição atende aproximadamente 130 crianças e adolescentes de seis a dezessete anos do Distrito Federal e entorno. As situações aqui descritas e analisadas foram retiradas da convivência diária e de diálogos não estruturados com os educadores, gestores, crianças e adolescentes da instituição. O estudo proporcionou uma reflexão acerca das relações entre educador social, sua atuação e sua importância para a construção de vínculos e autonomia das crianças, além da riqueza dos ambientes socioassistenciais para formação de um pedagogo sensível, mediador e acolhedor.
Abstract: The present work aims to think, through a mandatory internship experience, on social education and the importance of the pedagogue as a social educator, describing the relevance of the internship for the formation of the pedagogue, specifically here, the educator in nonschool environments. It was decided to write the memories made during the internship at a Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, located in the Plano Piloto of the Federal District. The institution serves approximately 130 children and adolescents aged between six and seventeen years in the Federal District and surroundings. The situations described and analyzed here were taken from daily life and from non-structured dialogues with the institution's educators, managers, children and adolescents. The study provided a reflection on the connection between social educators, their expertise and relevance at bonding and supporting children's autonomy, also the richness of social assistance environments for the formation of a sensitive, mediating and welcoming educator.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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