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dc.contributor.advisorAlmendra, Renata Silva-
dc.contributor.authorTargino, Jade de Oliveira-
dc.identifier.citationTARGINO, Jade de Oliveira. Grafite e patrimônio cultural: entrelaçamentos possíveis. 2023. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs políticas de patrimônio vigentes implicam na tipologia dos bens culturais que serão reconhecidos pelas instituições governamentais como patrimônio nacional, muitas vezes resultando em um descompasso com o patrimônio reconhecido socialmente, em especial as manifestações artísticas contemporâneas. Neste sentido, o trabalho busca problematizar e analisar caminhos que viabilizem o reconhecimento do grafite enquanto patrimônio cultural brasileiro, utilizando como caminho a possível contribuição do campo museológico neste contexto. A pesquisa é fundamentada em uma bibliografia que apresenta definições referenciais ao se analisar conceitos que definem os campos da Museologia e do patrimônio, influindo no estudo de um caso específico, o Museu de Favela no Rio de Janeiro. A partir das discussões desenvolvidas, compreende-se o reconhecimento do grafite como patrimônio cultural por parte de uma instituição museológica na medida em que o circuito de grafites constitui a exposição permanente do museu, implicando na aplicação de medidas de preservação do acervo. Neste contexto, ao considerar novas tipologias de acervo, que ultrapassam os limites tradicionais, permite-se o reconhecimento de novos patrimônios, provocando o alargamento do próprio conceito de patrimônio, resultando em uma nova narrativa do campo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGrafite (Arte)pt_BR
dc.subject.keywordPatrimônio culturalpt_BR
dc.titleGrafite e patrimônio cultural: entrelaçamentos possíveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T18:25:32Z-
dc.date.available2024-01-08T18:25:32Z-
dc.date.submitted2023-07-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37287-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The heritage policies in force involve the typology of cultural assets that will be recognized by government institutions as national heritage, often resulting in a mismatch with the socially recognized heritage, especially the contemporary artistic manifestations. In this sense, the work seeks to problematize and analyze ways to enable the recognition of graffiti as Brazilian cultural heritage, using as path the possible contribution of the museological field in this context. The research is based on a bibliography that presents referential definitions when analyzing concepts that define the fields of Museology and heritage, influencing the study of a specific case, the Favela Museum in Rio de Janeiro. From the discussions developed, the recognition of graffiti as cultural heritage by a museological institution is understood to the extent that the graffiti circuit constitutes the permanent exhibition of the museum, implying the application of measures to preserve the collection. In this context, when considering new types of collection, which goes beyond the traditional limits, it allows the recognition of new heritages, causing the expansion of the very concept of heritage, resulting in a new narrative of the field.pt_BR
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