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dc.contributor.advisorLima, Valdemar de Assis-
dc.contributor.authorTorres, Lucas Santhiago Gonçalves de Oliveira-
dc.identifier.citationTORRES, Lucas Santhiago Gonçalves de Oliveira. Iconoclastia de estátuas: uma disputa política pela memória na queima da estátua colonizadora de Borba. 2023. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA memória é constituída pelo movimento da lembrança e do esquecimento, construída sob narrativas de caráter político que seleciona o que será lembrado e o que será esquecido. Suscitando narrativas marginalizadas e contra-hegemônicas, a partir da ação iconoclasta à estátua de Borba Gato, em defesa de sua legitimidade enquanto ato de contestação à memória hegemônica que representa e legitima a violência e a dominação colonial. Fundamentado sob perspectivas da Museologia decolonial, analisa-se e discuti-se pressupostos que questionam as concepções de preservação da Museologia conservadora como caminho para a subversão à colonialidade/modernidade e para a valorização de memórias oprimidas e marginalizadas. Fomentando reflexões sobre a necessidade de reconstruções de espaços públicos e de patrimônios culturais que simbolizem a diversidade social existente em nossa sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMemória socialpt_BR
dc.subject.keywordMonumentos históricospt_BR
dc.subject.keywordAntimonumentopt_BR
dc.subject.keywordMuseologia decolonialpt_BR
dc.titleIconoclastia de estátuas: uma disputa política pela memória na queima da estátua colonizadora de Borba Gatopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T18:04:15Z-
dc.date.available2024-01-08T18:04:15Z-
dc.date.submitted2023-07-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37284-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Memory is constituted by the movement of remembering and forgetting, built on political narratives that select what will be remembered and what will be forgotten. Evoking marginalized and counter-hegemonic narratives, from the iconoclastic action to the statue of Borba Gato, in defense of its legitimacy as an act of contestation to the hegemonic memory that represents and legitimizes violence and colonial domination. Based on the perspectives of decolonial Museology, assumptions are analyzed and discussed that question the preservation conceptions of conservative Museology as a way to subvert coloniality/modernity and to value oppressed and marginalized memories. Fostering reflections on the need to rebuild public spaces and cultural heritage that symbolize the social diversity that exists in our society.pt_BR
Aparece na Coleção:Museologia



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