Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37274
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LaizaDeCastroMoncao_tcc.pdf476,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Promoção de políticas públicas através da agência da ONU para refugiados: a contribuição do Projeto Cátedra Sérgio Vieira de Mello
Autor(es): Monção, Laiza de Castro
Orientador(es): Vieira, Marcia Guedes
Assunto: Refugiados
Organização das Nações Unidas (ONU)
Políticas públicas
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 8-Jan-2024
Referência: MONÇÃO, Laiza de Castro. Promoção de políticas públicas através da agência da ONU para refugiados: a contribuição do Projeto Cátedra Sérgio Vieira de Mello. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) é uma iniciativa conjunta do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e instituições de ensino superior, com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o direito internacional humanitário, o direito internacional dos direitos humanos e o direito internacional dos refugiados. Por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão e advocacy e políticas públicas, a CSVM visa atender às necessidades da população refugiada. O objetivo deste estudo consistiu em descrever e analisar, por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa, o modo pelo qual o ACNUR contribui para a construção ou influência das políticas públicas no Brasil através da CSVM. Essa análise foi realizada com base em uma percepção policêntrica das políticas públicas, que circunscreve a atuação de agentes diversos na busca pela resolução de um problema, não importando se são atores estatais ou não. O referencial se debruçou nas questões dos direitos humanos para chegar no direito dos refugiados e, por fim, alcançar as políticas públicas. Foram enviados questionários com três perguntas abertas para algumas instituições que adotaram as ações da Cátedra, a fim de se ter um panorama mais completo de como elas lidam com o projeto e as repercussões locais das ações desenvolvidas, além de trazer a minha percepção pessoal da articulação do ACNUR com o governo como estagiária no Comitê Nacional para Refugiados (CONARE). Foi visto que existe considerável articulação entre o ACNUR e o CONARE, e que a temática do refúgio é bastante transversal. Isso se reflete também na atuação da CSVM que, apesar de haver algumas limitações, opera de forma alinhada com a realidade e os desafios enfrentados por cada estado ou município, ofertando projetos de extensão, ações afirmativas, advocacy e dados para o governo elaborar políticas públicas para refugiados. Como melhoria, as atividades da CSVM poderiam ser melhor divulgadas não só para a comunidade, mas para os atores que trabalham com esta temática, havendo capacitação nas instituições de ensino e nas esferas governamentais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.