Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_KelvynMagalhaesLopesRocha_tcc.pdf1,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelagem de bioisósteros do afatinibe para reposicionamento focado na leucemia mielóide crônica
Autor(es): Rocha, Kelvyn Magalhães Lopes
Orientador(es): Martins, João Batista Lopes
Coorientador(es): Nascimento, Érica Cristina Moreno
Assunto: Leucemia mielóide crônica (LMC)
Afatinibe
Câncer - tratamento
Data de apresentação: 26-Set-2022
Data de publicação: 8-Jan-2024
Referência: ROCHA, Kelvyn Magalhães Lopes. Modelagem de bioisósteros do afatinibe para reposicionamento focado na leucemia mielóide crônica. 2022. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Foram desenhados e estudados por métodos computacionais quatro novas entidades moleculares derivadas do afatinibe com o intuito de avaliar, in silico, o seu potencial inibitório quando aplicado ao tratamento de leucemia mielóide crônica. Os estudos de estrutura eletrônica, ADMET, docking e ONIOM foram realizados para modelar o comportamento das novas entidades moleculares quando isoladas e quando complexadas à proteína BCR-ABL, enzima responsável pelo desenvolvimento leucêmico. Todas as moléculas propostas apresentaram um potencial inibitório maior que o afatinibe, com toxicidade prevista aceitável ou mesmo inexistente. Os estudos de docking forneceram informações sobre quais resíduos chaves que devem ser evitados na interação receptorligante (Arg386 e Gly383) bem como os resíduos que favorecem uma conformação de inibição efetiva (Glu386, Ile315, Met318 e Asp381). Estudos NCI foram realizados confirmando a relação de proporção inversa entre a intensidade da interação com os resíduos Arg386 e Gly383 e a eficácia da conformação de docagem. A nova estrutura de melhor desempenho, o bioisóstero AFA(IV), foi submetido a um estudo ONIOM, o qual é um método QM/MM que permite o estudo das propriedades eletrônicas do complexo formado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.