Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37251
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoaoGuilhermeAlvesLeite_tcc.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação entre os determinantes sociais da saúde e a incidência de covid-19 na região administrativa XXV SCIA/ Estrutural no Distrito Federal, Brasil
Outros títulos: Relationship between social determinants of health and the incidence of covid-19 in the administrative region XXV SCIA/Estrutural in the Federal District, Brazil
Autor(es): Leite, João Guilherme Alves Moraes
Orientador(es): Santos, Daniella Soares dos
Coorientador(es): Alves, Priscilla Pedrette de Mello
Assunto: Determinantes Sociais da Saúde (DSS)
Covid-19
Saúde pública
Data de apresentação: 12-Set-2022
Data de publicação: 2-Jan-2024
Referência: LEITE, João Guilherme Alves Moraes. Relação entre os determinantes sociais da saúde e a incidência de covid-19 na região administrativa XXV SCIA/ Estrutural no Distrito Federal, Brasil. 2022. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: A COVID-19 é uma doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. Dada a altíssima transmissibilidade da doença, em março de 2020 o mundo encontrava-se em estado pandêmico, o que veio a explicitar a influência dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) sobre os desfechos sociais e de saúde da população. Países com grande extensão territorial e elevado índice de pobreza como o Brasil, sofreram com a emergência desse tipo de doença devido ao impacto sobre a população mais vulnerável, a exemplo da Região Administrativa (RA) SCIA/Estrutural do Distrito Federal. Objetivo: Identificar qual a correlação entre os DSS e a COVID-19 nos residentes da RA SCIA/Estrutural, na perspectiva do trabalho, da renda e do grau de escolaridade, tal como, avaliar alterações nas condições de renda e trabalho da residentes da RA SCIA/Estrutural. Foram aplicados dois questionários, no qual foram colhidas informações de identificação, do quadro clínico, do perfil sociodemográfico e socioeconómico. Para avaliação dos dados realizou-se uma análise exploratória, seguida do cálculo de correlação de Pearson e o valor de p entre os DSS e a COVID-19, por meio do Software Google Sheets. Resultados: Evidenciou-se piora nas condições de renda e trabalho, com impacto na incidência de COVID-19 na amostra, assim como, a presença de correlação entre essa e os DSS no tocante à renda, trabalho e grau de escolaridade da população, as quais obtiveram valor de p <0,05. Conclusão: Este estudo identificou a influência positiva e negativa dos DSS, sobre a COVID-19, os quais se comportaram como fator protetivo ou não, para incidência de casos positivos na população, explicitando a necessidade de investimento e políticas públicas para além do setor assistencial.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.