Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37248
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JuliaCarolineLimaDaSilva_tcc.pdf630,44 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Paula Maria Cobucci Ribeiro-
dc.contributor.authorSilva, Júlia Caroline Lima da-
dc.identifier.citationSILVA, Júlia Caroline Lima da. A importância da família no desenvolvimento do gosto pela leitura de literatura. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA aquisição da leitura é um processo desafiador para os educadores e para as crianças, não se resumindo à aprendizagem da literatura, mas sim a uma leitura integral do mundo. Este artigo tem por objetivo geral compreender estratégias adotadas por professores e familiares durante esse processo, a fim de entender quais estratégias funcionaram de maneira mais efetiva. E como objetivos específicos: .Trata-se de estudo bibliográfico, que teve como referência Ahmad ( 2020); Assis et el, (2021); Bernardo, (2018); BonalL(2020); Constituição da República Federativa do Brasil (1988); Estatuto da criança e do adolescente (1990); BaseNacional Comum Curricular (2018); Carvalho; Souza (2011); Carvalho (2009)Dalvi; Rezende; Jover--Faleiros (2013); Ministério da Educação (2019); Melo (2022); Santos (2018); Silva (2021); Soares (2005); Sobral (2014); Tamer; Bari (2016); Variane; Silva,(2010); Walsh (2015); Weiss (2008). Pode-se inferir que a família tem a capacidade de facilitar essa apreciação pela leitura, aumentar a sensação de bem-estar do educando durante o processo de aprendizagem da leitura, tornando esse ato mais aprazível, significativo e rotineiro.. Conclui-se que a participação das famílias, o tempo dispensado para a educação da criança e o conjunto de estratégias adotadas nesse processo podem influenciar a qualidade da aquisição do gosto pela leitura.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.titleA importância da família no desenvolvimento do gosto pela leitura de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-28T21:51:42Z-
dc.date.available2023-12-28T21:51:42Z-
dc.date.submitted2023-02-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37248-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The acquisition of reading is a challenging process for educators and for children, not limited to learning literature, but to an integral reading of the world. The general objective of this article is to understand strategies adopted by teachers and family members during this process, in order to understand which strategies worked most effectively. And as specific objectives: .It is a bibliographical study, which had as reference Ahmad ( 2020); Assis et el, (2021); Bernardo, (2018); BonalL(2020); Constituição da República Federativa do Brasil (1988); Estatuto da criança e do adolescente (1990); BaseNacional Comum Curricular (2018); Carvalho; Souza (2011); Carvalho (2009)Dalvi; Rezende; Jover--Faleiros (2013); Ministério da Educação (2019); Melo (2022); Santos (2018); Silva (2021); Soares (2005); Sobral (2014); Tamer; Bari (2016); Variane; Silva,(2010); Walsh (2015); Weiss (2008).. It can be inferred that the family has the ability to facilitate this appreciation for reading, increase the student's sense of well-being during the process of learning to read, making this act more pleasant, meaningful and kind. It is concluded that the participation of families, the time available for the child's education and the set of strategies adopted in this process can influence the quality of the acquisition of a taste for reading.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.