Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37226
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CeciliaAlvesCarrico_tcc.pdf928,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da metodologia de elaboração da taxa de desconto e de projeção do fluxo de caixa em distribuidoras de energia elétrica
Autor(es): Carrico, Cecília Alves
Orientador(es): Nazaré, Sérgio Ricardo Miranda
Assunto: Setor Elétrico Brasileiro (SEB)
Empresas - análise econômico-financeira
Empresas - finanças
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 27-Dez-2023
Referência: CARRICO, Cecília Alves. Análise da metodologia de elaboração da taxa de desconto e de projeção do fluxo de caixa em distribuidoras de energia elétrica. 2023. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de analisar, a partir dos laudos de avaliação da CPFL Energia e da Companhia Energética de Brasília – CEB, em que medida houve diferenças na formação da taxa de desconto utilizada para determinação do valor de mercado e na projeção do fluxo de caixa, considerando as boas práticas da bibliografia de referência. Também constitui objetivo deste trabalho realizar uma pesquisa exploratória a fim de identificar os problemas que podem surgir na construção de taxas de desconto. A partir do levantamento de dados e com base na referência bibliográfica, foi selecionado um conjunto de boas práticas para analisar as premissas adotadas para definição da Taxa Livre de Risco, do Prêmio de Risco de Mercado, do Risco país, do Beta e do período de projeção do fluxo de caixa das empresas CEB e CPFL no âmbito de seus respectivos processos de alienação. A análise das premissas adotadas nos laudos de avaliação de CEB Distribuição e da CPFL Energia demonstra divergências em relação às boas práticas selecionadas na bibliografia de referência. As diferenças observadas decorrem da não utilização do T-bond 10 anos para cálculo da taxa livre de risco, do uso de título do Tesouro norte-americano diferente para cálculo da taxa livre de risco e para cálculo do prêmio de risco de mercado e a utilização de perpetuidade para projeção do fluxo de caixa da concessão.
Abstract: This paper aims to analyze, based on the valuation reports of CPFL Energia and Companhia Energética de Brasília – CEB, to what extent there were differences between the discount rate used to determine the market value and the projection of the cash flow, considering the good practices of bibliography references. It is also the objective of this study to create a research in order to identify the problems that may arise in the construction of discount rates. From the data collection and based on the bibliographic reference, a set of good practices was selected to analyze the assumptions adopted for defining the Risk- Free Rate, the Market Risk Premium, the Country Risk, the Beta and the period of projection of the cash flow of the companies CEB and CPFL within the scope of their respective disposal processes. The analysis of the assumptions adopted in the appraisal reports of CEB Distribuição and CPFL Energia showed divergences in relation to the good practices selected in the reference bibliography. The observed differences stem from the non-use of the 10-year Tbond to calculate the risk-free rate, the use of a different US Treasury bond to calculate the risk-free rate and to calculate the market risk premium, and the use of perpetuity for projecting the cash flow of the concession.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.