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dc.contributor.advisorRodrigues, Fernanda Fernandes-
dc.contributor.authorSantos, Annanda Paola Nunes-
dc.identifier.citationSANTOS, Annanda Paola Nunes. Análise da evidenciação de arrendamentos de companhias aéreas. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs mudanças introduzidas pela IFRS 16 para a divulgação de arrendamentos trouxe um aumento de informações a serem evidenciadas pelos arrendatários. Considerando que as companhias aéreas, segundo IASB (2016), representam o setor da indústria mais impactado pela norma, espera-se que o impacto neste setor também seja representativo. Por isso o estudo tem como objetivo identificar o nível de evidenciação que as companhias aéreas nacionais e internacionais estão apresentando no que se refere aos itens de divulgação trazidos pela IFRS 16, compreendendo os três primeiros anos de vigência da norma, de 2019 a 2021. Para isso, a metodologia adotada nessa pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, realizada a partir de análise de conteúdo das demonstrações financeiras de 29 companhias aéreas pelo período de 2019 a 2021 por meio da aplicação de um checklist que contempla todos os itens de divulgação exigidos pela norma. Com esse estudo, concluiu-se que: as companhias aéreas possuem limitações em evidenciar itens sobre arrendamentos de baixo valor, sobre renda de subarrendamento de ativos de direito de uso e sobre fluxos de caixa futuros, aos quais o arrendatário está potencialmente exposto e que não estão refletidos na mensuração de passivos de arrendamentos. Conclui-se, também, que a evidenciação aumentou ao longo dos anos com a divulgação de mais itens em 2020 e 2021 do que em 2019, o que resultou no aumento da média da evidenciação total que passou de 59% em 2019 para 61% em 2020 e 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNormas Internacionais de Contabilidade (IFRS)pt_BR
dc.subject.keywordDemonstrações financeiraspt_BR
dc.subject.keywordCompanhias aéreaspt_BR
dc.titleAnálise da evidenciação de arrendamentos de companhias aéreaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-26T13:42:02Z-
dc.date.available2023-12-26T13:42:02Z-
dc.date.submitted2023-02-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37216-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The changes directed by IFRS 16 for the disclosure of leases brought an increase of information to be evidenced by lessees. Considering that airlines, according to IASB (2016), represent the industry sector most impacted by the standard, it is expected that the impact on this sector will also be representative. Therefore, the study aims to identify the level of disclosure that national and international companies are presenting with regard to the disclosure items brought by IFRS 16, comprising the first three years of validity of the standard, from 2019 to 2021. Therefore, the methodology adopted in this research is descriptive with a qualitative approach, carried out from the content analysis of the financial personnel of 29 airlines for the period from 2019 to 2021 through the application of a checklist that includes all the disclosure items required by the standard. With this study, it was concluded that: airlines are limited in disclosing items on low-value privacy, on income from subleasing of right-of-use assets and on future cash flows, to which the lessee is potentially exposed and which does not are reflected in the measurement of liabilities of residences. It is also concluded that disclosure has increased over the years with the disclosure of more items in 2020 and 2021 than in 2019, which resulted in an increase in the average of total disclosure that went from 59% in 2019 to 61% in 2020 and 2021.pt_BR
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