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Título: Ensino de língua inglesa nos anos iniciais: pensando em práticas a partir dos multiletramentos
Autor(es): Souza, Rafaela Medeiros de
Orientador(es): Felipe, Paulo Henrique de
Assunto: Multiletramentos
Ensino
Linguagem e línguas - estudo e ensino
Data de apresentação: 19-Jul-2023
Data de publicação: 22-Dez-2023
Referência: SOUZA, Rafaela Medeiros de. Ensino de língua inglesa nos anos iniciais: pensando em práticas a partir dos multiletramentos. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente artigo irá explorar como as práticas de ensino-aprendizagem da língua inglesa se dão nos anos iniciais com o auxílio dos multiletramentos para suprir lacunas de aprendizagem. As fontes de pesquisa consistem nos textos de pesquisadores como Magda Soares (2002, 2003), Ellen Bialystok (2006), Paulo Freire (2004, 2005) e Bill Cope e Mary Kalantzis (1996, 2000), entre outros. Serão apresentadas as relações de ensino-aprendizagem de língua inglesa quando relacionadas com a teoria dos multiletramentos, a influência da língua materna na aquisição de uma segunda língua e possíveis intervenções de ensino. O objetivo desse trabalho é demonstrar como a teoria dos multiletramentos pode contribuir para o ensino da língua inglesa, na medida em que oportuniza a reflexão a respeito de novas possibilidades de ensino que garantam que o aprendizado não se limite apenas a sala de aula, mas promova uma aprendizagem que prepare o estudante para o desenvolvimento do pensamento crítico e das habilidades de comunicação que possibilitem o alcance de sua autonomia enquanto sujeito da aprendizagem.
Abstract: This article will explore how English language teaching-learning practices take place in the early years with the help of multilearning to bridge learning gaps. The research sources consist of texts by researchers such as Magda Soares (2002, 2003), Ellen Bialystok (2006), Paulo Freire (2004, 2005), and Bill Cope and Mary Kalantzis (1996, 2000), among others. The relationships of English language teaching-learning when related to the theory of multi-literacies, the influence of the mother tongue in the acquisition of a second language, and possible teaching interventions will be presented. The aim of this work is to demonstrate how the theory of multi-literacies can contribute to the teaching of English, as it provides the opportunity to reflect about new teaching possibilities that ensure that learning is not limited to the classroom, but promotes learning that prepares the student for the development of critical thinking and communication skills that enable the achievement of autonomy as a subject of learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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