Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3718
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DanilloAlvinMendeseSilva.pdf544,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologia a serviço da vida, em tempos de guerra : possibilidades para o ensino de química
Autor(es): Silva, Danillo Alvin Mendes e
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Guerra - estudo e ensino
Ciência e tecnologia
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 21-Jun-2012
Referência: SILVA, Danillo Alvin Mendes e. Tecnologia a serviço da vida, em tempos de guerra: possibilidades para o ensino de química. 2011. 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Quando se fala em guerra, geralmente a última coisa que se pensa é em ensino. Porém, esse estudo tem a intenção de mostrar quem, mesmo em períodos de destruição, há muito a ser estudado. A guerra gera inúmeras tecnologias, tanto para o lado da destruição como para o lado da sobrevivência humana. Esse trabalho está focado no ensino da Química na escola, no qual a proposta é que professores possam trabalhar de forma interdisciplinar com os alunos. E da mesma forma sugere um conteúdo contextualizado com as tecnologias hoje comumente usadas na sociedade. É plenamente possível que um professor adote a temática defendida neste trabalho de conclusão de curso em sua aula, tendo o intuito de contribuir para a formação de alunos capazes de entender os acontecimentos do passado e, da mesma forma, poder compreender melhor de onde surgiram algumas das tecnologias tão usadas nos dias de hoje e a correlação com o desenvolvimento científico. Por fim, ter uma visão crítica sobre os acontecimentos mundiais. Abordando avanços da Química Medicinal, como a descoberta dos antibióticos, o uso de explosivos para curar doenças do coração ou tecnologias que são usadas dentro das casas para a comodidade dos seres humanos são algumas das tecnologias que foram criadas em épocas de conflitos, mas que hoje estão inseridos no nosso cotidiano. Poder então transpor este conhecimento para dentro da escola é o desafio.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3718
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons