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dc.contributor.advisorLeclerc, André-
dc.contributor.authorPasquotto, Luiz Fernando Karps-
dc.identifier.citationPASQUOTTO, Luiz Fernando Karps. O valor sempre atual da escolástica: considerações numa perspectiva escolástico-tomista sobre a noção de força em física moderna e contemporânea. 2022. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso trata, à luz da Escolástica, da natureza de uma das noções mais importantes e fundamentais da ciência dos últimos séculos: a noção de força. Tendo em vista que atualmente encontramos uma profunda lacuna na compreensão filosófica de conceitos fundamentais dos quais o cientista faz uso quotidiano, o presente trabalho tem como objetivos (i) discutir a noção de força em Física moderna e contemporânea, conforme as perspectivas da Escolástica juntamente com a herança aristotélica da qual ela é devedora, (ii) evidenciar caminhos que possam lançar uma luz mais adequada nas relações entre Filosofia Escolástica e ciência contemporânea, (iii) propor novos modos de ver muitas afirmações e juízos sobre a constituição e o funcionamento da matéria, tal como a Física atual pretende conhecê-los e (iv) evidenciar, ao tratar deste caso particular da filosofia da ciência, o valor sempre atual da Escolástica. Para a construção deste trabalho foi feita a seleção e a análise de textos pertencentes a filósofos pertencentes à Escolástica antiga e contemporânea e de textos produzidos por físicos, matemáticos e outros cientistas de notória competência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFilosofia da ciênciapt_BR
dc.subject.keywordFísica Contemporâneapt_BR
dc.subject.keywordSanto Tomás de Aquino (1225-1274)pt_BR
dc.subject.keywordPensamento filosóficopt_BR
dc.titleO valor sempre atual da escolástica : considerações numa perspectiva escolástico-tomista sobre a noção de força em física moderna e contemporâneapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T17:20:01Z-
dc.date.available2023-12-20T17:20:01Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37166-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This Course Completion Work deals, in the light of Scholasticism, with the nature of one of the most important and fundamental notions of science in recent centuries: the notion of force. Bearing in mind that we currently find a profound gap in the philosophical understanding of fundamental concepts which scientists make use of on a daily basis, the present work aims to (i) discuss the notion of force in modern and contemporary Physics, according to the perspectives of Scholasticism together with its Aristotelian heritage, (ii) highlight ways that can shed a more adequate light on the relationship between Scholastic Philosophy and contemporary science, (iii) propose new ways of seeing many statements and judgments about the constitution and functioning of matter, as current Physics intends to know them and (iv) to show, dealing with this particular case of the philosophy of science, the perennial value of Scholasticism. For the construction of this work, the selection and analysis of texts belonging to philosophers belonging to ancient and contemporary Scholasticism and texts produced by physicists, mathematicians and other scientists of notorious competence were made.pt_BR
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



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