Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37138
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndressaDeBessa_tcc.pdf3,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A fotografia como performance da luz
Autor(es): Bessa, Andresa de
Orientador(es): Sá, Andrea Campos de
Assunto: Linguagem - arte
Fotografia artística
Fotografia
Arte e fotografia
Data de apresentação: 3-Out-2022
Data de publicação: 19-Dez-2023
Referência: BESSA, Andresa de. A fotografia como performance da luz. 2022. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Nas próximas páginas pretendo desenvolver um memorial que busca pelos desdobramentos epistemológicos da minha pesquisa poética sobre linguagem fotográfica, conceitos contemporâneos da fotografia na arte, fotogravura, fotoperformance, registro, dispositivo e relações de estranhamento entre foto e realidade. Neste ensaio traço caminhos, não cronológicos, que ilustram como o processo de cada trabalho desenvolvido ao longo da minha trajetória acadêmica influenciou insights pontuais da minha poética e pesquisa artística. Trato tanto das influências literárias, cinematográficas e artísticas como as influências da prática em si. Propondo um caminho do paradigma indiciário que procura transcrever o resultado dado pela experiência empírica de lidar com a materialidade de cada processo prático. Se trata um corpo de texto e imagens que parte da obra e retorna a ela com a proposta de criar análise sobre a trajetória do gesto empregado à mesma. no entanto, proponho pensar a historiografia da fotografia, entendendo a fotografia como uma postura contemporânea para o vestígio (material, suporte, etc.) dentro da minha produção artística. Busco, assim, fazer referência aos movimentos construtivista e neoconcretista trazendo à tona o uso da fotografia no sentido de enxergar a luz como o próprio material de estudo e abordando ela em processos como o da pintura, gravura e cianotipia. Neste trajeto, muitas vezes, trato a fotografia como fotoperformance, ou foto como função de registro de uma intervenção ou gesto, e a luz como elemento me direciona para essa performance dos objetos dos espaços e do corpo: A foto que se configura como registro ou documentação de uma noção curiosa e atenta da performance da luz sobre a matéria. A materialidade da luz termina por se tornar um elemento guia, um fio dourado, que me leva à curiosidade material e poética desses caminhos labirínticos. No entanto, trata-se de um texto com caráter poético e não teórico, apesar de perpassar muitos campos e conceitos da teoria, não propõe ser uma teoria autônoma, e sim, mais uma parte do meu processo de produção. Com isso, viajo dentre os hibridismos práticos e poéticos que me foram possibilitados dentro da vivência acadêmica e de um cotidiano encantado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.