Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37123
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BeatrizNogueiraFerreira_tcc.pdf736,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contação e criação de histórias no ensino afetivo
Autor(es): Ferreira, Beatriz Nogueira
Orientador(es): Assis, André Ferraz Sitônio de
Assunto: Contação de histórias
Educação básica
Educação infantil
Criação artística
Data de apresentação: 13-Jul-2023
Data de publicação: 18-Dez-2023
Referência: FERREIRA, Beatriz Nogueira. Contação e criação de histórias no ensino afetivo. 2023. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho é uma análise sobre o processo pedagógico a partir da contação de histórias para uma educação afetiva. O processo de pesquisa e prática foram desenvolvidas a partir do dia 10 de janeiro até 10 de dezembro de 2022, um total de dois semestres, na escola de línguas Lemon Tree que utiliza o método de ensino afetivo como norteador do processo de aprendizagem, com três alunos de 3 até 5 anos de idade, turma de terça e quinta, no horário de 15h30min até 16h45min. A partir de estudos sobre contadores de histórias brasileiros e especialistas em ensino afetivo, o objetivo é mostrar a importância da troca de afetividade em sala de aula desenvolvendo um espaço de escuta ativa, respeito e colaboração na educação. Além disso, a análise de como a contação auxilia a formar indivíduos criativos e respeitosos na sociedade em que estão inseridos, porque é grande auxiliador na resolução de conflitos.
Abstract: This project is an analysis of the pedagogical process based on storytelling for an affective education. The research and practice process were developed from January 10 to December 10, 2022, a total of two semesters, at the Lemon Tree language school which uses the affective teaching method as a guide of the learning process, with three students from 3 to 5 years old, on Tuesday and Thursday classes, from 3:30 p.m. to 4:45 p.m. From studies on Brazilian storytellers and specialists in affective teaching, the goal is to show the importance of the exchange of affection in the classroom by developing a space for active listening, respect and collaboration in education. In addition, there is an analysis of how storytelling helps forming creative and respectful individuals in the society that they are inserted, because it is a of great help to solve conflicts.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.