Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37106
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AmandaCamargoSantos_tcc.pdf263,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A aplicabilidade da teoria do conforto de Kolcaba em situações clínicas : uma revisão de escopo
Autor(es): Santos, Amanda Camargo
Orientador(es): Pinho, Diana Lúcia Moura
Assunto: Pacientes - qualidade de vida
Teoria do conforto
Pacientes - conforto
Data de apresentação: 12-Set-2022
Data de publicação: 17-Dez-2023
Referência: SANTOS, Amanda Camargo. A aplicabilidade da teoria do conforto de Kolcaba em situações clínicas: uma revisão de escopo. 2022. 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: O construto conforto possui diferentes significados dependendo da percepção de cada indivíduo, conforme as realidades vivenciadas e áreas do conhecimento, não tendo um consenso na literatura. O objetivo deste estudo foi mapear a aplicabilidade da teoria do conforto de Kolcaba buscando-se identificar as ações/intervenções de conforto mais utilizadas, relacionando os tipos de experiência humana do conforto e os contextos da sua aplicabilidade. Metodologia: Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida em seis etapas consecutivas, segundo a metodologia recomendada pelo Instituto Joanna Briggs. Foram utilizadas as bases de dados PubMed/Medline, CINAHL e LILACS. Resultados: Foram incluídos 33 artigos. As situações clínicas identificadas envolviam pacientes em diferentes fases do desenvolvimento humano e em situações envolvendo diferentes níveis de complexidade, como em regime de internação hospitalar e/ou ambulatorial. A teoria do conforto vem sendo aplicada principalmente em pacientes oncológicos em cuidados paliativos, cardiopatas, em hemodiálise, e com outros diagnósticos clínicos, em diferentes fases de desenvolvimento humano (criança, mulher, adulto e idoso). O conforto no contexto físico foi mais mencionado quando comparado aos outros contextos da experiência humana. Conclusão: A teoria do conforto de Kolcaba é uma teoria de médio alcance e de fácil aplicabilidade na prática, sendo utilizada em situações clínicas envolvendo pacientes em diferentes fases do desenvolvimento humano desde a criança até o idoso, em condições oncológicas, cardiopatias, hemodiálise, epilépticos, infecção urinária, pós-operatório e puerpério, em diversos ambientes de cuidado, principalmente no hospitalar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.