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Título: Avaliação de impacto do investimento em inovação : uma abordagem com o uso do Propensity Score Matching
Autor(es): Sinimbú, Allan Augusto de Oliveira
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Investimentos
Pesquisa e desenvolvimento
Desenvolvimento organizacional
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 18-Jun-2012
Referência: SINIMBÚ, Allan Augusto de Oliveira. Avaliação de impacto do investimento em inovação: uma abordagem com o uso do Propensity Score Matching. 2011. 156 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este texto apresenta um estudo acerca dos temas necessários para a compressão e para a descrição inicial do tema “avaliação de impacto do investimento em inovação”. Para tal apresentam-se os conceitos e definições mais importantes de inovação, ao se passar pelas suas abordagens históricas bem como da criação de proxies de inovação; tendo em vista a inovação, conceitua-se também investimento e seus indicadores financeiros; bem como é feita a contextualização dos conceitos estatísticos de avaliação de impacto. Todos esses pontos são considerados para se propor uma metodologia de avaliação de impacto onde sejam consideradas as despesas com P&D atreladas com os gastos de pessoal de P&D, impactando no valor da ação. Tal proposta é medida através do método estatístico de avaliação de impacto Propensity Score Matching. Tal método estatístico permite que amostras sem aleatorização e com características particulares sejam correlacionadas a fim de se encontrar o impacto gerado por determinada iniciativa sobre os tratados em comparação com um grupo de controle, previamente, definido segundo características observáveis. As análises evidenciaram que as variáveis a serem delimitadoras dos grupos seriam o capital de giro, o lucro líquido e os lucros acumulados, dessa forma, através do teste se gerou os grupos correlacionados. Os resultados da comparação dos valores de ação desses dois grupos evidenciaram baixa significância, um valor de -0,26 para o t-stat, ou seja, um valor nem menor do que -2 nem maior que 2, provando que não existiram argumentos suficientes para provar que o investimento em inovação gera um melhor desempenho da empresa. Tal resultado pode ter acontecido, de fato, por que a inovação não é um fator que impacte diretamente no valor da ação das empresas, bem como pela limitação da qualidade da base de dados utilizada no trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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