Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37079
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JacksonLemesDasilva_tcc.pdf39,37 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCavalcante, Denise Moraes-
dc.contributor.authorSilva, Jackson Lemes da-
dc.identifier.citationSILVA, Jackson Lemes da. A elaboração da mise-en-scène na direção do curta Rainha Pam. 2023. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta a realização de um filme de curta-metragem acompanhado de uma pesquisa teórica expositiva. O problema de pesquisa é referente à atuação do diretor cinematográfico na elaboração da mise-en-scène a partir do tema central do filme. O objetivo geral é descrever e identificar as ferramentas criativas do diretor como artista na realização de um filme, por meio de sua atuação durante as etapas de realização: pré-produção, produção e pós-produção. A realização do curta-metragem também é descrita e exposta no projeto a partir de um memorial de todas as etapas de produção, nele é apresentado como foi elaborado o filme e os processos de produção, e também o diário de filmagem com foco na construção da mise-en-scène. A partir da experiência concreta foi identificada que a construção da mise-en-scène tem início desde o estudo do roteiro até as etapas de pós-produção, durante a montagem e edição de som. Do mesmo modo, foi percebido que se trata de um processo que sofre constante mutação ao longo das filmagens, portanto é preciso que o diretor se mantenha fiel à premissa do filme, para que a obra não se perca no acúmulo de conceitos e ideias, e a mise-en-scène consiga persistir frente às dificuldades de produção, principalmente no cinema independente de baixo orçamento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordCinema - produção e direçãopt_BR
dc.subject.keywordCurta-metragem - processo de produçãopt_BR
dc.titleA elaboração da mise-en-scène na direção do curta Rainha Pampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-13T15:54:08Z-
dc.date.available2023-12-13T15:54:08Z-
dc.date.submitted2023-07-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37079-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The following work presents the filmmaking process of a short-movie scored by a theoric expositive research. The research problem refers to the performance of the cinematographic director in the elaboration of the mise-en-scène based on the main theme of the film. The objective is to describe and identify the creative tools of the director as an artist in the filmmaking process, through his performance during the stages of realization: pre-production, production and post-production. The realization of the short film is also described and exposed in the project based on a memorial of all production stages, it presents how the film was prepared and the production processes, as well as the filming diary focusing on the construction of the mise-en-scène. From the practice experience, it was identified that the construction of the mise-en-scène starts from the study of the script to the post-production stages, during the montage and sound editing. It was also noticed that this is a process that undergoes constant mutation throughout filming, so the director needs to stay true to the premise of the film, so that the work is not swallowed up by the accumulation of concepts and ideas, and also so that the mise-en-scène can persist in the face of production difficulties, especially in the mainly in low-budget independent cinema.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.