Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3704
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_TainaNoletoMartins.pdf2,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Horizontes de um museu sensorial
Autor(es): Martins, Tainá Nolêto
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Assunto: Arte
Museus de arte
Acessibilidade
Pessoas com deficiência
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 8-Jun-2012
Referência: MARTINS, Tainá Nolêto Martins. Horizontes de um museu sensorial. 2011. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo apresenta os caminhos teóricos e práticos necessários para o desenvolvimento de um tipo de mediação artística-experimental e especial para crianças e adultos com algum tipo de deficiência, tanto física quanto mental. Esse estudo fez um levantamento preliminar do ponto de vista conceitual e técnico a fim de explorar as questões teóricas e práticas para a real construção de um museu sensorial voltado principalmente para que o público com necessidades especiais tenha uma vivência inclusiva no espaço público do museu sensorial. Para alcançar esse objetivo foi aproveitado o escopo de algumas disciplinas oferecidas pelo curso de Artes Plásticas da Universidade de Brasília (UnB), tanto como algumas oferecidas pelo curso de Arquitetura, visando desenvolver toda a produção teórico-conceitual e prática relacionadas às técnicas e estética. Por meio desses estudos foi possível, registrar o progresso, desenvolver conceitos e problematizar questões que envolvem a produção de um museu sensorial em sua mediação específica. Este trabalho encaixa-se no contexto prático-teórico, recorrendo à práxis, ou seja, a atividade prática e a prática em termos de conhecimento científico para fins explícitos de criação poética, considerando o rigor metodológico de pesquisa fundamentada em teoria e história da arte. Nesse sentido, apresentará: referencial teórico que abordará a interação mediática de indivíduos com deficiência, o ambiente em que se encontram e a aproximação com conceitos artísticos que geralmente são percebidos com a junção de todos os sentidos.
Abstract: Presents the necessary theoretical and practical studies to produce one kind of special artistical and experimental mediation for children and adults with some kind of disability, physical or mental. This project also tries to demonstrate the real construction of a Sensorial Museum, showing it is theorical, practical, conceptual and technically possible. For this, many classes attended at the Art Department of University of Brasilia (UnB), and also some offered by the Architecture Department, were directed towards developing the theoretical-conceptual production and turning all the technical and aesthetic desires into practice. Throughout these studies, it was possible to register a progression of the concept, the techniques and the aesthetics involved in the production of a Sensorial Museum and its specific mediation, drawing closer to the project's original goal. This thesis concerns on theoretical-practical context, recurring to praxis in terms of practical activity and scientific knowhow for the purpose of poetics, considering the rigorous research method based on Art Theory and Art History. In this sense, presenting: theoretical references that shall approach mediation interaction of disabled individuals, the place that they experiment and the rapprochement with artistic concepts that are usually perceived with all the senses, as well as the method used to elaborate the final considerations twigged during this process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3704
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons