Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37032
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_VitoriaDeAzevedoAlbuquerque_tcc.pdf5,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Detecção de mudanças com expansão da agropecuária no extremo oeste baiano : uma análise de séries temporais do período de 1984 a 2022
Autor(es): Albuquerque, Vitória de Azevedo
Orientador(es): Baptista, Gustavo Macedo de Mello
Assunto: Agropecuária
Sensoriamento remoto
Data de apresentação: 17-Jul-2023
Data de publicação: 11-Dez-2023
Referência: ALBUQUERQUE, Vitória de Azevedo. Detecção de mudanças com expansão da agropecuária no extremo oeste baiano: uma análise de séries temporais do período de 1984 a 2022. 2023. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Oeste Baiano tem como sua principal atividade econômica a agropecuária, que o torna um dos principais polos agrícolas e agroindustriais do Brasil. Por ser uma região extensa, as tecnologias advindas do sensoriamento remoto podem ser extremamente úteis para a detecção de mudanças ocorridas na região. Ao analisar a composição espectral de uma cena observada, composta por vários alvos, este trabalho tem como objetivo de testar a metodologia do Modelo Linear de Mistura Espectral, por meio das imagens das séries temporais na região. Foram utilizadas imagens do Landsat 5 e 8, referentes ao período de 1984 a 2022. Inicialmente, realizou-se o método de pré-processamento, que consistiu na correção radiométrica e na fusão das bandas das imagens. Em seguida, o processamento foi realizado por meio do modelo linear de mistura espectral. Por fim, o método de classificação se deu pela subtração de imagens mais recentes em relação às mais antigas e pela coloração das classes identificadas. Através das etapas de pré-processamento, processamento e classificação realizadas em todas as imagens, foi possível observar as mudanças no uso do solo e o crescimento exponencial da agropecuária na região. Os resultados demonstraram um aumento de aproximadamente 165.000 hectares nas áreas com solo exposto, como pastagens e cultivos não irrigados entre 1984 e 2022, enquanto as áreas com irrigação mais intensa e vegetação representaram 24.576 hectares. A metodologia utilizada mostrou-se eficaz na classificação, identificação de mudanças e determinação da área de expansão entre duas datas. No entanto, apresentou limitações na comparação e obtenção das áreas de expansão ao longo das séries temporais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.