Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36992
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PedroAlighieriNevesMelo_tcc.pdf4,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de Material Direcional Pedagógico (MDP) para a disciplina de Design de Jogos (DJ) do Departamento de Design
Autor(es): Melo, Pedro Alighieri Neves Costa de
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Design de serviços
Design de interação
Jogos - desenvolvimento
Data de apresentação: 17-Jul-2023
Data de publicação: 6-Dez-2023
Referência: MELO, Pedro Alighieri Neves Costa de. Projeto de Material Direcional Pedagógico (MDP) para a disciplina de Design de Jogos (DJ) do Departamento de Design. 2023. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho objetiva a estruturação e concepção de um material pedagógico direcionado para alunos da disciplina de Design de Jogos da Universidade de Brasília denominado MDP (Material Direcional Pedagógico). Para desenvolver este produto final foi necessário diversos estudos e entrevistas sobre a temática da disciplina de Design de Jogos e do contexto dos jogos eletrônicos como campo de estudos na área de Design. Neste sentido, foi sintetizado a partir de um diagrama próprio que contempla cinco ferramentas importantes para o entendimento do produto, não apenas como uma solução do design interativo, mas como um produto gerado também da concepção de um serviço focado no discente, extraindo assim suas principais características, dores, jornada, dentre outras informações. Uma vez coletado todas os dados necessários, foi concebido um arquivo no formato PDF próprio para smartphones com diversos links atribuídos que especifica para o usuário a próxima etapa de aprendizado, a quantidade de dados móveis que irá gastar para exercer cada ação, a linguagem do conteúdo especificado e a etapa dos entregáveis da disciplina. O MDP em sua completude, simplifica todas as informações que o discente precisará no desenvolvimento de jogos na disciplina, além de prático, pode ser acessado pela maioria dos smartphones disponíveis no mercado e possui as informações essenciais apresentadas em português brasileiro, a fim de proporcionar uma solução inclusiva e plural tão necessária em um Brasil composto por vários “Brasis”.
Abstract: O presente trabalho objetiva a estruturação e concepção de um material pedagógico direcionado para alunos da disciplina de Design de Jogos da Universidade de Brasília denominado MDP (Material Direcional Pedagógico). Para desenvolver este produto final foi necessário diversos estudos e entrevistas sobre a temática da disciplina de Design de Jogos e do contexto dos jogos eletrônicos como campo de estudos na área de Design. Neste sentido, foi sintetizado a partir de um diagrama próprio que contempla cinco ferramentas importantes para o entendimento do produto, não apenas como uma solução do design interativo, mas como um produto gerado também da concepção de um serviço focado no discente, extraindo assim suas principais características, dores, jornada, dentre outras informações. Uma vez coletado todas os dados necessários, foi concebido um arquivo no formato PDF próprio para smartphones com diversos links atribuídos que especifica para o usuário a próxima etapa de aprendizado, a quantidade de dados móveis que irá gastar para exercer cada ação, a linguagem do conteúdo especificado e a etapa dos entregáveis da disciplina. O MDP em sua completude, simplifica todas as informações que o discente precisará no desenvolvimento de jogos na disciplina, além de prático, pode ser acessado pela maioria dos smartphones disponíveis no mercado e possui as informações essenciais apresentadas em português brasileiro, a fim de proporcionar uma solução inclusiva e plural tão necessária em um Brasil composto por vários “Brasis”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, habilitação em Programação Visual, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.