Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36991
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielEndo_tcc.pdf20,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Design generativo para sistemas visuais : uma abordagem sistematizada e sistêmica
Autor(es): Endo, Gabriel
Orientador(es): Chaves, Gabriel Lyra
Assunto: Representação do conhecimento (Sistemas especialistas)
Design
Metadesign
Data de apresentação: 7-Fev-2023
Data de publicação: 6-Dez-2023
Referência: ENDO, Gabriel. Design generativo para sistemas visuais: uma abordagem sistematizada e sistêmica. 2023. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho propõe uma representação de conhecimento de sistemas visuais para permitir a incorporação sistemática de técnicas de design generativo em projetos visuais, mesmo em contextos de complexidade. O design generativo possibilita uma ampla exploração do espaço de solução pela geração de inúmeras alternativas a partir de algoritmos. Em contextos cotidianos cada vez mais digitais e automatizados, os profissionais da cultura de projeto se beneficiam ao engajar nos diálogos sobre as evoluções tecnológicas que transformam a prática e o espaço do design na sociedade e no mercado. Após uma revisão bibliográfica do histórico e das aplicações do design generativo em diversas áreas, foram analisadas referências transdisciplinares para a compreensão de diferentes perspectivas de representação de conhecimento e de sistemas generativos: os programas de design, de Gerstner; as gramáticas gerativas, de Chomsky; e as gramáticas de forma, de Stiny e Gips. Ademais, esse processo é visto na prática em um estudo de caso da criação de um sistema de gramática generativa para a geração de padronagens de bordados chineses. Argumenta-se que a integração de sistemas visuais generativos às ferramentas e habilidades dos designers abriria inúmeras oportunidades de aplicação não apenas no design visual e gráfico, mas também no estratégico, de interfaces e participativo.
Abstract: This paper proposes a knowledge representation of visual systems to enable a systematic incorporation of generative design techniques in visual projects, even in complex contexts. Generative design enables a broad exploration of the solution space by generating numerous alternatives from algorithms. In increasingly digital and automated contexts, design culture professionals benefit from engaging in dialogues about the technological evolutions that transform the practice and space of design in society and in the marketplace. After a bibliographic review of the history and applications of generative design in several fields, transdisciplinary references were analyzed to understand different perspectives of knowledge representation and generative systems: Gerstner's design programs, Chomsky's generative grammars, and Stiny and Gips' shape grammars. Furthermore, this process is seen in practice in a case study looking at the creation of a generative grammar system for the generation of Chinese embroidery patterns. It is argued that the integration of generative visual systems with designers' tools and skills would open up numerous opportunities for application not only in visual and graphic design, but also in strategic, interface, and partici patory design.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Projeto do Produto
Desenho Industrial - Programação Visual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.